Escritoras bombinenses lançam livro infantil com histórias de pescadores
No final da tarde desta quinta-feira, 18 de fevereiro, aconteceu o lançamento do livro infantil “Histórias de pescadores: ‘causos’ das crianças de antigamente”, das autoras Marília Dias e Jamila Delavy, na Casa de Cultura Piana do Crivo, no bairro Morrinhos, em Bombinhas. Diante da presença de amigos, familiares e muitas crianças as escritoras falaram do desafio do projeto e da gratificação em ver o resultado final. O livro é uma compilação de histórias reais, narradas por nove personagens bombinenses, o mais jovem sexagenário, que viveram cada uma delas em sua plenitude e compartilharam com as autoras. O intento é correlacionar o velho e a criança, mostrar aos pequenos as peraltices aprontadas pelos avôs em sua infância. “O projeto nasceu com o objetivo de ser distribuído gratuitamente nas escolas, pra trabalhar na comunidade, como forma de incentivo à leitura e aproximar as gerações”, ressalta Marília Dias.
A coautora Jamila Delavy destaca as dificuldades enfrentadas e a parceria com a colega. “Esse projeto é da Marília, ela que começou e me convidou para participar e foi muito legal as pessoas nos receberem e contarem suas histórias, mas também foi muito difícil executar, muito mais que esperávamos, mas conseguimos. Aprendemos muito mais do que colocamos no livro”, comenta a escritora.
A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Nívea Maria da Silva Bücker, enfatiza tratar-se de um projeto realizado através do Fundo Municipal de Cultura de Bombinhas de 2015, que muito contribuiu para o fomento da cultura, principalmente a de base tradicional, neste ano de execução das propostas. “Nós da Fundação de Cultura nos sentimos muito orgulhosos e parabenizamos pelo belo trabalho de registro da cultura tradicional, e como filha de pescador me sinto particularmente agraciada em ver a nossa gente ter suas histórias registradas em palavras e desenhos feitos com tanta dedicação, zelo e talento”, acentua Nívea.
Os interessados em receber um exemplar do livro devem retirá-lo na sede administrativa da Fundação Municipal de Cultura, localizada à rua Parati, 319, Centro ou na Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, no prédio da Casa de Cultura Piana do Crivo, na rua Primavera, 28, Morrinhos.