SANTA CATARINA, A FLÓRIDA BRASILEIRA!

SANTA CATARINA, A FLÓRIDA BRASILEIRA!

Fomentar a iniciativa privada a implementar mais parques temáticos e terminais de cruzeiros é prioridade do novo secretário de turismo.

O estado da Flórida, nos EUA, recebe mais de 22 milhões de turistas de lazer anualmente. A combinação da oferta de vários parques temáticos (Disney, Universal Studios, Busch Gardens, etc.), e portos especializados no recebimento de navios de cruzeiros (Miami, Cabo Canaveral e Ft. Lauderdale), além de aeroportos apropriados, gerou, somente em 2011, uma receita de mais de US$ 67bi ao estado. Em 2015, a Flórida ultrapassou a marca de 100 milhões de visitantes, ao se contabilizar o turismo de lazer com o de negócios.

 

O modelo de negócios na Flórida-EUA funciona bem porque os turistas embarcam em cruzeiros como continuação de suas férias.

 

Parques temáticos são um dos principais geradores de receitas do estado da Flórida-EUA. Entretanto, não se pode deixar de considerar que um expressivo número de visitantes do estado americano (mais de 8 milhões) o fazem para embarcar em navios de cruzeiros com destino ao Caribe, por isso também são necessários investimentos no setor de portos específicos para navios de passageiros.

Santa Catarina já conta com os aeroportos de Joinville, Navegantes e Florianópolis, além de uma quantidade expressiva de turistas destinados ao Beto Carrero World, que vem passar o dia em Penha para visitar o parque. “Com mais parques do gênero, o turista tende a permanecer na região por um período maior de tempo, e isso gera um incremento expressivo de receita para o estado”, comentou Leonel Pavan, Secretário de Turismo de Santa Catarina.

O turismo catarinense é, hoje, um dos mercados com maior potencial de crescimento no país. Mineiros, cariocas, paulistas, etc., além dos cidadãos da Região Sul, já vem às nossas cidades para curtir as férias. Quando houver infraestrutura portuária turística que permita embarque de passageiros em cruzeiros, partindo diretamente de nossa região, é possível duplicar ou até mesmo triplicar o movimento de turistas no estado. Aliando os cruzeiros com investimentos em novas opções de parques temáticos, Santa Catarina poderá consolidar definitivamente o turismo – indústria limpa de matriz econômica infinita – no estado.

Da mesma forma, a proximidade de nossa região com os países do MERCOSUL potencializa a visitação de estrangeiros a Santa Catarina. Enquanto os brasileiros vêm para cá buscando embarcar em cruzeiros visitando Buenos Aires ou Punta del Este, os argentinos, uruguaios, paraguaios e chilenos que frequentam nossas praias poderão fazer cruzeiros em visita à costa brasileira, passando por Ilhabela, Búzios, Rio de Janeiro, e até mesmo Salvador, em rotas mais completas.

MAIS PARQUES TEMÁTICOS

EM PENHA

O novo secretário de turismo da Penha, Álvaro Dias, planeja consolidar a cidade como capital brasileira dos parques temáticos. Ele afirma que o objetivo da cidade é se tornar uma nova Orlando [cidade do estado da Flórida-EUA, residência da DisneyWorld, SeaWorld e Universal Studios]. De acordo com o secretário, o parque Beto Carrero trabalhou muito buscando consolidar a cidade em uma “meca” dos parques temáticos no Brasil. “Ao longo da TransBeto [rodovia de acesso ao Beto Carrero World], há uma boa disponibilidade de áreas destinadas a novos parques”.

O “sonho de consumo” da Penha é a franquia Six Flags, maior grupo de investimentos em parques de diversões do mundo. Seus empreendimentos são, em sua maioria, nos Estados Unidos, mas iniciaram sua expansão em outros países. Hoje, o Six Flags está instalado em Dubai e na China, e ano passado começaram a planejar sua nova unidade no Vietnã. A Secretaria de Turismo do município deve iniciar contatos com o grupo para apresentar Penha como opção para a América do Sul. “Temos áreas planejadas para concessão destinadas a parques do gênero. Trabalharemos ao máximo para atrair investidores”.

Parque Six Flags em Chicago, Illinois, nos EUA

Segundo O Secretário de Turismo do Estado Pavan, “Todos os investimentos privados em parques temáticos em nossa região contam com o apoio do Governo do Estado”.

CRUZEIROS EM SANTA CATARINA

Pavan explicou que Santa Catarina ainda carece de infraestrutura apropriada para embarque e desembarque de passageiros de navios de cruzeiros. “Possuímos somente pontos de trânsito de passageiros; queremos portos com área alfandegada, permitindo embarque e desembarque de passageiros com a venda de passagens partindo do estado, além de condições de reabastecer os víveres desses navios”.

O Secretário ainda cita como exemplo a cidade de Santos-SP, que apesar de não possuir atrativos turísticos ou estrutura condizente para os cruzeiros, tornou-se a base das cias. marítimas atuantes no país pelo suporte que o porto oferece para o reabastecimento dos navios, e por possuir estrutura alfandegária, permitindo que os passageiros viagem para outros países do MERCOSUL. “Esse é um mercado atualmente não explorado por Santa Catarina”, comentou Leonel Pavan.
PORTO DE ENTRETENIMENTO EM ITAJAÍ

Em Itajaí, o secretário de turismo Evandro Neiva comenta que a cidade almeja instalar um porto turístico seguindo o modelo mundial de sucesso. “Na realidade, Itajaí já teve uma operação consolidada no mercado de cruzeiros. Entretanto, sua estrutura está defasada, se comparada com as necessidades técnicas e operacionais que o mercado exige”, disse Evandro.

Um home port, por definição, é um porto de navios de estrutura similar a de aeroportos, com lojas, restaurantes, hotel, e estação logística capaz de reabastecer os navios de cruzeiros.

 

Canada Place – Porto de entretenimento de Vancouver no Canadá e de Barcelona na Espanha (a baixo), possuem estrutura completa, e recebem milhares de turistas anualmente.

 

Ainda de acordo com Evandro Neiva, “é fundamental que a cidade, em seu novo terminal [o terminal antigo de passageiros de Itajaí foi desativado], ofereça um conjunto de estruturas e serviços, com uma boa retroárea capaz de funcionar com estacionamento, lojas e serviços de apoio ao turista”. Em Itajaí, as obras da nova bacia de evolução poderiam viabilizar novamente a cidade para receber os grandes navios da atualidade. Alexandre Rocha, Presidente da Praticagem de Itajaí, acredita que o terreno ao lado da Marejada tem condições para abrigar um porto com estrutura completa para o embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros. “A área precisa ser estudada, mas com a nova bacia de evolução, o porto de Itajaí deverá viabilizar o local para vir a, um dia, receber navios de 360m de comprimento, como o Oasis of the Seas [maior navio de cruzeiros do mundo em atividade atualmente].

PORTO DE ENTRETENIMENTO EM PENHA

A cidade de Penha também almeja possuir tal estrutura. “Uma instalação portuária completa, com lojas, restaurantes e hotel, além de reabastecimento de víveres, só viria a multiplicar a visibilidade e potencial turístico da cidade”,  comenta Álvaro Dias, Secretário de Turismo do município.

“Possuímos uma baía abrigada. Ela é perfeita para se construir um porto de entretenimento, e receber assim os grandes navios de cruzeiros”, comenta o secretário. Algumas empresas já demonstraram interesse em empreender no local.

Proposta de porto turístico na Penha-SC

A prefeitura pretende, em breve, lançar o cadastramento para manifestação de interesse oficial, para empresas interessadas.

O PORTO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

O governo do estado, de acordo com Leonel Pavan, está trabalhando para “aproveitar este potencial importantíssimo” que é o turismo náutico. Ele lembra que isso envolve processos burocráticos, limites de infraestrutura e questões ambientais, mas que novos passos estão se concretizando. “Balneário Camboriú, que é um destino conhecido no Brasil e no exterior, recentemente nos apresentou um importante projeto, o BC PORT, que pretende a instalação de um porto turístico completo na cidade”, disse o secretário. Segundo o parecer técnico-científico do cientista náutico e prático de manobras de navios André Guimarães Rodrigues, as condições da Barra Sul de Balneário Camboriú são ideais para a atracação de navios.

A PDBS – empresa inventariante da concessão do BC PORT – explica que o projeto abrange uma instalação portuária de turismo (IPTur) plena, com lojas, restaurantes e hotel, com capacidade para reabastecer os víveres dos navios.

“Já possuímos a autorização preliminar da Marinha, todos os estudos de impacto ambiental, o parecer favorável da SPU (Secretaria de Patrimônio da União) e o processo de habilitação junto à ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) que está em andamento. Entretanto, ainda aguardamos o parecer favorável da Prefeitura de Balneário Camboriú, que ainda não nos respondeu”, comenta o Presidente da PDBS.

“O BC PORT possui vantagens únicas, se comparado aos outros projetos no estado, por estar a poucos passos de inúmeras atrações, sem a dependência de transfers por 

ônibus. O turista pode sair com roupa de banho do navio, e ir direto à praia”, finaliza o profissional.

O BC PORT, além de estrutura completa para embarque e desembarque de passageiros, ainda possui área dedicada ao abastecimento de víveres dos navios

“A meta do estado é viabilizar os meios para que a iniciativa privada implemente empreendimentos turísticos modernos e capazes de oferecer excelência em seus serviços, tornando-se cartões de visita para os turistas de Santa Catarina”, comenta Leonel Pavan. Com o empreendimento de novos parques temáticos e portos para navios de cruzeiros, Pavan acredita que Santa Catarina poderá se tornar “uma Flórida brasileira”.

 

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