Fenaostra 2026 começa nesta terça em Florianópolis: confira a programação completa

​Serão mais de 25 opções de gastronomia na 24ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), que acontece de 6 a 12 de outubro, no CentroSul

​A Prefeitura de Florianópolis, em conjunto com a Compasso Eventos, divulgou a programação completa da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra). Nesse sentido, o evento tem início amanhã, às 18h, reunindo gastronomia, feira de artesanato com foco na produção local, shows locais e nacionais, além de atividades culturais que celebram a identidade do litoral catarinense. Dessa forma, Florianópolis — reconhecida por sua culinária e belezas naturais — utiliza a Fenaostra como vitrine de seu potencial turístico, movimentando a economia e exaltando a cultura da Capital.

​Vale ressaltar que Florianópolis é conhecida como a Capital Nacional da Ostra e representa uma região que lidera a produção da iguaria no Brasil. Por conseguinte, responde por aproximadamente 90% da oferta nacional, alcançando a marca de cerca de 1,5 milhão de dúzias por ano. Portanto, esse protagonismo reflete-se diretamente na estrutura da Fenaostra, que une gastronomia, ciência e empreendedorismo para projetar a cidade como referência em maricultura e economia azul.

​Além disso, a edição contará com 52 expositores de artesanato, o que representa um aumento de quase 100% em relação ao ano anterior, valorizando ainda mais os artesãos locais.

​Conforme aponta Juliano Richter Pires, secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação:

​”Tem festa que a gente organiza e tem festa que a gente sente, e a Fenaostra é uma delas. Ela carrega o sabor e a alma do manezinho. É um momento de reunir famílias, amigos e visitantes em torno do que temos de mais bonito. Florianópolis tem orgulho de suas raízes e está pronta para receber quem vier para viver a nossa cultura de perto.”

​Fenaostra 2026 mais sustentável

​Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental, mais de 200 mil copos descartáveis deixarão de ser utilizados em uma operação que combina economia circular, tecnologia e praticidade para o público.

​A Fenaostra deste ano traz uma novidade que promete deixar um legado além da festa: colocar a economia circular em prática de forma simples e fluida. Na prática, o sistema funciona por meio de uma caução de R$ 10, em que o visitante recebe o seu Copo Eco. Posteriormente, ele pode trocá-lo por um exemplar higienizado sempre que desejar e, ao final, escolher entre levá-lo como lembrança para casa ou devolvê-lo para reaver o valor da caução. Para otimizar o processo, a operação contará com uma inovação tecnológica voltada ao reembolso instantâneo via Pix, tornando a devolução rápida e descomplicada.

​Posteriormente, os copos devolvidos passam por uma rigorosa higienização industrial em temperaturas superiores a 90°C, retornando ao circuito para serem reutilizados e evitando, assim, a geração de novos resíduos.

​Essa iniciativa reforça o título de Florianópolis, reconhecida recentemente como uma das 20 cidades Lixo Zero do mundo em um programa vinculado ao ONU-Habitat, sendo a única representante brasileira no grupo. Ademais, o município estabeleceu a meta de tornar-se a primeira capital Lixo Zero do Brasil até 2030, assumindo o compromisso de reciclar 60% dos resíduos secos e tratar 90% dos orgânicos.

​“É uma mudança que vai ao encontro do conceito Lixo Zero e propõe repensar a relação com os resíduos desde a origem. Reduzir o que é gerado, reutilizar ao máximo os materiais e destinar corretamente o que não pode ser evitado é o caminho para que o mínimo possível seja destinado aos aterros. Sob esse ponto de vista, mais do que uma política de gestão, o conceito depende da mudança de hábitos no dia a dia, e o Copo Eco transforma essa ideia em uma escolha prática para cada visitante que passa a reutilizar o mesmo copo em vez de descartar um novo a cada bebida”, destaca Daiana Bastezini, gerente da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental.

​Estacionamento e ingressos

​O ingresso para a Fenaostra deve ser obtido mediante retirada antecipada no site oficial do Pensa no Evento: pensanoevento.com.br/fenaostra.

Por outro lado, no que diz respeito ao estacionamento, este é gratuito das 18h de terça a sexta-feira. Em contrapartida, nos horários posteriores a essa faixa e durante os sábados, domingos e segundas, o valor fixo é de R$ 30.

​Concurso Papa Ostra volta à Fenaostra

​Por sua vez, o Concurso Papa Ostra — atração tradicional da festa — terá sua abertura oficial na quarta-feira (7 de outubro), durante a Noite das Ostras. Durante a competição, cada participante dispõe de 60 segundos para abrir e consumir o maior número possível de moluscos. A proposta para 2026 mantém o espírito divertido e popular da prova, contando com apresentação de palco e maior interação com o público.

​Contudo, regras rígidas são aplicadas: o competidor deve abrir cada ostra individualmente e consumi-la antes de prosseguir. Dessa maneira, não é permitido colocar várias ostras na boca ao mesmo tempo nem adotar condutas que aumentem o risco de engasgo ou acidentes. Caso necessário, fiscais e equipes de saúde podem interromper a participação de qualquer concorrente a qualquer momento.

​A respeito da dinâmica, a disputa será dividida em baterias classificatórias acompanhadas por fiscais. Assim, os vencedores de cada etapa e os melhores tempos gerais avançarão para a Grande Final do Papa Ostra 2026. Em caso de empate, haverá uma prova adicional de 30 segundos.

​A largada será autorizada mediante contagem regressiva do locutor, sendo proibido tocar na primeira ostra antes desse comando. Vale ressaltar que apenas conta ponto a ostra aberta pelo próprio competidor após o início oficial, retirada da concha, efetivamente consumida e validada pelo fiscal. Cabe destacar também que todas as ostras são fornecidas pela organização, com procedência garantida por fornecedor habilitado, e os utensílios são devidamente aprovados.

​Mais informações e inscrições para o concurso serão divulgadas em breve através dos perfis oficiais: @prefflorianopolis e @fenaostraoficial.

​PROGRAMAÇÃO COMPLETA – SHOWS

ATENÇÃO: GRADE SUJEITA A ALTERAÇÕES SEM AVISO PRÉVIO

​06 de outubro | Terça-feira

  • ​18h – Show Nenem Maravilha
  • ​19h30 – Abertura Oficial
  • ​20h30 – Show Dani Assunção
  • ​22h – DJ Vini Fagundes

​07 de outubro | Quarta-feira

  • ​12h – Show Paulo Conceição
  • ​14h – Baile Floripa 60+ – Abertura do mês do idoso
  • ​18h – Show Téo Duarte
  • ​19h30 – DJ Vini Fagundes
  • ​20h10 – Abertura Concurso Papa Ostra
  • ​20h30 – Show Leo Rocha
  • ​22h – DJ Vini Fagundes

​08 de outubro | Quinta-feira

  • ​12h – Show Felipe Bluezera
  • ​14h – Oficina de Circo
  • ​16h – Apresentação Saragaçu do Boizinho
  • ​17h30 – Show Nenem Maravilha
  • ​19h – Solenidade Festa do Divino Espírito Santo
  • ​19h15 – Apresentações Culturais
  • ​20h – Concurso Papa Ostra
  • ​20h15 – Stand-up Mané Darci
  • ​20h30 – Show Téo Duarte
  • ​21h – Desfile Cultural
  • ​21h30 – Show Téo Duarte
  • ​22h – Show Dazaranha

​09 de outubro | Sexta-feira

  • ​12h – Show Victor Grassi
  • ​14h – Show Paulo Conceição
  • ​18h – DJ Vini Fagundes
  • ​19h15 – Show Dani Assunção
  • ​20h15 – Concurso Papa Ostra
  • ​20h30 – Show Dani Assunção
  • ​21h30 – Show Em Cima da Hora
  • ​23h – Alexandre Pires
  • ​02h – Encerramento

​10 de outubro | Sábado

  • ​12h – Show Felipe Bluezera
  • ​13h30 – Show Samba Social Clube
  • ​16h – Show Victor Grassi
  • ​17h30 – DJ Vini Fagundes
  • ​18h30 – Show Nenem Maravilha
  • ​20h – Concurso Papa Ostra
  • ​20h15 – DJ Vini Fagundes
  • ​20h45 – Pagode BTK
  • ​22h30 – Show Pique Novo
  • ​00h30 – Show Sem Compromisso com Marcelinho
  • ​02h – Encerramento

​11 de outubro | Domingo

  • ​12h – Show Samba da Lapa
  • ​16h – Show Demônios da Garoa
  • ​17h30 – DJ Vini Fagundes
  • ​18h30 – Show Téo Duarte
  • ​20h – DJ Vini Fagundes
  • ​20h15 – Concurso Papa Ostra
  • ​20h30 – Show Dani Assunção
  • ​22h – Apresentação Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF)
  • ​23h30 – Show Quinteto S.A
  • ​02h – Encerramento

​12 de outubro | Segunda-feira

  • ​12h – Show Felipe Bluezera
  • ​13h30 – Contação de Histórias Bruxa Madre
  • ​14h30 – Boi de Mamão da Vila Aparecida do Bairro Educador
  • ​15h30 – DJ Vini Fagundes
  • ​16h – Show Maria Clara & JP
  • ​17h – DJ Vini Fagundes
  • ​18h – Show Victor Grassi
  • ​19h – Final Concurso Papa Ostra
  • ​19h30 – DJ Vini Fagundes.
CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )

Anuncie conosco!