Golpes da falsa central e falso funcionário: como se proteger?

Golpes da falsa central e falso funcionário: como se proteger?

Modalidade de estelionato tem causado prejuízo e dor de cabeça para pessoas de todo país

Não é uma modalidade nova de crime, mas infelizmente ainda faz muitas vítimas. O golpe da falsa central telefônica e falso funcionário são tipos de estelionato que utilizam o nome de instituições financeiras para enganar pessoas e subtrair valores em dinheiro, além dos dados bancários e pessoais das vítimas, que podem ser utilizados para prática de mais crimes.

Para te ajudar a identificar a atuação de estelionatários e se proteger, o analista de Riscos e Controles do Sicoob MaxiCrédito, Leonardo Caldart, separou algumas orientações e dicas do que observar e como agir em situações assim.

Como é o golpe?

Algumas características mudam entre uma abordagem e outra, mas essencialmente o golpe consiste no contato com a vítima sob a alegação de que uma transação suspeita foi feita na conta dela. Pode ser via SMS, alertando para uma compra suspeita e indicando o contato via 0800, ou ainda para clicar em um link que direcionaria a vítima para atendimento da instituição.

Outra forma é o contato telefônico direto. Para isso, os criminosos utilizam uma ferramenta para emular (simular) o telefone da instituição financeira verdadeira e tentar dar mais veracidade à ligação. Uma vez com a vítima na linha, o suposto funcionário reporta tentativas de transações e orienta a pessoa a fazer uma série de procedimentos que cancelariam a compra indevida, inclusive com envio de links para acesso, mas na verdade podem direcionar a uma série de pagamentos e copiar os dados da pessoa.

O analista alerta que em muitos casos, para dar mais credibilidade no golpe, após o primeiro contato, o criminoso indica um suposto 0800 de uma Central de Atendimento da instituição para que a vítima faça o contato. O número direciona a outro grupo que dá sequência ao crime.

Cuidado com telefone fixo

Caldart faz mais um alerta sobre ligações para telefone fixo. Após o contato com a vítima, mesmo que ela desligue a ligação, se do outro lado da linha o criminoso não tiver desligado, a próxima chamada feita pela pessoa, se for em um curto espaço de tempo, vai cair na mesma ligação ainda aberta. 

“Por isso, orientamos que se receber uma ligação em telefone fixo, utilize o aparelho celular para fazer contato com sua agência de relacionamento, no telefone que consta no perfil oficial da sua cooperativa ou banco”, comenta.

Instituições não pedem dados pessoais nem senhas

Outro alerta bastante importante do analista é que nenhuma instituição financeira faz contato solicitando dados de conta e nem senhas. “Quando isso ocorrer, desconfie”, alerta.

A recomendação é que a pessoa não dê sequência em nenhum protocolo indicado pelo suposto funcionário, até certificar-se que se trata de um contato real. Anote o nome da pessoa que está falando contigo e o nome da agência que ela alega fazer parte e busque contato com sua instituição financeira, pode ser pessoalmente ou nos telefones oficiais da instituição.

Atendimento ao Consumidor

Se você for associado do Sicoob e receber este tipo de contato, a cooperativa conta com uma equipe especializada para prevenção desta prática criminosa. Procure sua agência de atendimento e converse com as equipes, que orientarão sobre os procedimentos a serem adotados.

Caso a tentativa de fraude ocorra fora do horário de atendimento ou em finais de semana, os associados podem reportar a situação e tirar dúvidas por meio do telefone 0800 724 4420,  opção 5.

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