Governador sanciona lei que cria parques alagáveis em Santa Catarina

Projeto do deputado Antídio Lunelli tem como referência o Parque Via Verde, em Jaraguá do Sul, que reduziu alagamentos e virou área de lazer para a comunidade.

Santa Catarina passa a contar com uma política pública pioneira de prevenção e mitigação de desastres naturais. O governador Jorginho Mello sancionou o projeto de lei de autoria do deputado Antídio Lunelli (MDB) que cria os Parques Barriga Verde, destinados à contenção de cheias, drenagem urbana sustentável, lazer e preservação ambiental.

O modelo tem como inspiração o Parque Via Verde, de Jaraguá do Sul, implantado quando Lunelli foi prefeito. A iniciativa transformou uma área sujeita a constantes alagamentos em um parque que hoje serve de bolsão para conter a água das chuvas e é referência de lazer e convívio social.

“Conseguimos transformar um problema em solução. O Parque Via Verde reduziu os impactos das enchentes e se tornou um espaço seguro e útil para a comunidade. Agora, essa experiência poderá ajudar todo o Estado”, destacou Lunelli.

Com a lei, municípios catarinenses poderão implantar parques semelhantes por meio de convênios com a Defesa Civil de SC, unindo prevenção, engenharia, meio ambiente e qualidade de vida.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )