Grupo Educacional Bom Jesus apresenta 112 soluções para problemas da sociedade

Grupo Educacional Bom Jesus apresenta 112 soluções para problemas da sociedade

Feira de iniciação científica, nesta quinta (31) e sexta-feira (01), estimula alunos do Brasil inteiro a resolver problemas por meio da pesquisa e da investigação.

O que pode acontecer quando jovens e adolescentes são estimulados a pensarem em soluções para os problemas cotidianos da sociedade a partir de um pensamento desprendido dos limites criativos que são preestabelecidos na vida adulta? Para o Colégio Bom Jesus, a resposta é mais de uma centena de pesquisas de iniciação científica que apresentam ideias possíveis, maduras, sustentáveis e com grande impacto social. Tudo isso será apresentado de 31 de outubro a 1.º de novembro, em Curitiba (PR), durante a realização da 5.ª edição da Ficem – Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio, e da 1.ª Ficef – Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental, com visitação gratuita e aberta à comunidade.

Durante os eventos, serão expostos 112 trabalhos de iniciação científica nas categorias Terra, Vida, Sociedade, Saúde e Engenharia, todos eles com soluções práticas e possíveis para problemas do dia a dia, como próteses sustentáveis para animais, aplicativo contra vício em jogos, curativos biodegradáveis, entre outras.

Jovem cientista e o empreendedorismo

Os estudantes que participarão da Ficem e da Ficef têm, em sua grande maioria, entre 12 e 17 anos, ou seja, são da Geração Alpha. As principais características de quem nasceu a partir de 2011 são: autonomia, capacidade de diálogo e empoderamento. Além disso, são nativos digitais, criativos, colaborativos e autênticos. Essas gerações atuais e digitais inclusive vêm impulsionando uma série de mudanças no ensino e nos métodos de aprendizagem. As feiras de pesquisa escolares são um exemplo por acompanharem essa evolução, destacando-se como impulsionadoras de grandes ideias.

“Acreditamos que a pesquisa científica precisa ser estimulada, de maneira séria e duradoura, o mais cedo possível na formação escolar. A busca pela informação que gerará o conhecimento estimula a curiosidade, ensina a lidar com a frustração, forma atitude empreendedora e instiga o estudante a ultrapassar limites e lidar com suas potencialidades, aprendendo a trabalhar as ideias, formando o senso crítico, fazendo crescer a capacidade argumentativa e a de resolver problemas”, explica o coordenador do Projeto de Iniciação Científica do Bom Jesus, Adalberto Scortegagna.

Serviço

5.ª Ficem – Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio

1.ª Ficef – Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental

Quando: 31 de outubro, das 8h às 17h30, e 1.º de novembro, das 8h às 11h30

Onde: Colégio Bom Jesus – Unidade Centro – Rua 24 de Maio, 135 – Centro – Curitiba (PR)

Entrada gratuita

Mais informações: 0800 727 4001

www.bomjesus.br

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )