Homenagens no Pleno marcam as festividades dos 130 anos do Tribunal de Justiça de SC

Homenagens no Pleno marcam as festividades dos 130 anos do Tribunal de Justiça de SC

Homenagens àqueles que já deixaram sua marca na história e a quem ainda contribui para a elevação do Judiciário catarinense marcaram as festividades dos 130 anos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), completados nesta sexta-feira, dia 1º de outubro. A data foi celebrada na Sessão Extraordinária do Tribunal Pleno, realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki do TJSC, com a participação virtual e presencial de autoridades do Judiciário e dos poderes Executivo e Legislativo.

O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler, cumprimentou as demais instituições representadas na solenidade pela formação de um conjunto harmônico com o Judiciário. Roesler fez um resgate histórico das formações da Justiça no Estado até a primeira composição formal do Tribunal. Lembrou de figuras históricas da Corte e das transformações ao passar das décadas. “Ao longo de todos esses anos, o Tribunal de Justiça vivenciou a evolução, seja em razão de turbulências e instabilidades políticas, sociais, tecnológicas, sempre de maneira ordeira. Resistindo aos desgastes do tempo, por conta do trabalho coletivo e contínuo de seus membros”, enalteceu.

Mais do que reconhecer a história, o dirigente máximo da Justiça catarinense destacou a importância do que está por vir. “Atento ao passado, mas com os olhos voltados para o futuro – sobretudo em razão do constante aprimoramento de suas ferramentas de trabalho e de interação com a sociedade – os 130 anos percorridos até aqui revelam que o Tribunal de Justiça continuará projetando-se como modelo de justiça informativa, integrativa e inovadora. De maneira efetiva, ágil e segura”, anunciou.

A solenidade prestigiou a dedicação dos magistrados aposentados ou que deixaram o Judiciário no biênio 2020/2021. Tradicionalmente, o ato é realizado uma vez ao ano, mas não pôde ser celebrado no ano passado em razão da pandemia da Covid-19. Foram lembrados os desembargadores Jorge Luis Costa Beber, Moacyr de Moraes Lima Filho, Henry Petry Junior, Rodrigo Collaço, João Batista Goes Ulysséa e Ronei Danieli. Também foram celebrados os juízes e juízas Mônica Elias de Lucca, Gilmar Antônio Conte, Marisa Cardoso de Medeiros, Maria Paula Kern, Alexandre Dittrich Bühr, Ana Karina Arruda Anzanello e Ana Paula Amaro da Silveira. 

Coube ao desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, diretor executivo da Academia Judicial, saudar os homenageados. “O trabalho está feito. As digitais de vocês ficarão gravadas para sempre nas colunas do templo da Justiça. Jamais se apagarão. É preciso seguir adiante. Há muita beleza e vida para além das portas do Judiciário. Tenho certeza de que todos aqui lhes desejam o melhor. E vocês são credores de todo o respeito e afeto. Que o destino lhes reserve paz, realização e felicidade. Sintam-se abraçados”, desejou Moritz.

Quem teve a palavra em nome dos homenageados foi o desembargador aposentado Henry Petry. “Os homenageados referidos cumpriram com maestria o exercício da jurisdição. E a cumpriram com bom senso, sensibilidade, espírito público, fazendo o bem e por prevalecer o justo. Administraram o Poder Judiciário, seus gabinetes, os fóruns, suas unidades, com rigor e zelo, sem máculas. Empreenderam o melhor dos seus esforços na condução de seus processos. Com velocidade, sim, mas sempre com qualidade”, destacou Petry. 

Medalha da Ordem do Mérito é outorgada a servidor aposentado e magistrados

A solenidade desta sexta-feira também reservou emoções com as entregas da Medalha da Ordem do Mérito do Judiciário Catarinense. Trata-se de uma honraria destinada a pessoas nacionais ou estrangeiras as quais, no campo de suas atividades, agem se distinguindo de forma notável ou relevante e tenham contribuído direta ou indiretamente para o engrandecimento do Judiciário catarinense.

Foi reconhecido com a outorga da medalha, no grau insígnia, o servidor aposentado Jurandir Schroeder por seus relevantes serviços prestados em 38 anos de dedicação ao PJSC. “Durante esses 38 anos e cinco meses, desenvolvi e aprimorei meus dons e talentos. Fui zeloso pai, marido, filho, psicólogo. Orientador, pacificador, conciliador, irmão, sacerdote e valente em todo o tempo”, descreveu Jurandir. Aplaudido de pé, o servidor aposentado também agradeceu aos companheiros de Judiciário e aos familiares pelo apoio recebido na longa jornada.

Também receberam a Medalha e o Diploma da Ordem do Mérito Judiciário catarinense os desembargadores empossados na gestão 2020/2021: Bettina Maria Maresch de Moura, Ana Lia Moura Lisboa Carneiro, Flavio Andre Paz de Brum, Sandro José Neis e Diogo Nicolau Pítsica.   

Moeda comemorativa é entregue aos chefes dos poderes

Finalizando as homenagens do dia, foi entregue a Moeda Comemorativa aos 130 anos do TJSC aos chefes de poderes e instituições presentes na Sessão Extraordinária. O ato reflete e reforça a parceria existente em Santa Catarina entre o Poder Judiciário e as demais instituições que representam a sociedade catarinense. Receberam a moeda representantes dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, além de instituições e entidades ligadas ao sistema de Justiça e à comunicação.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )