Hospital Marieta monta árvore de Natal em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue

Hospital Marieta monta árvore de Natal em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue

Agência Transfusional do Hospital Marieta monta árvore de Natal em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue.

Enfeites tradicionais foram substituídos por bolsas de sangue fictícias com frases de incentivo à doação.

As decorações natalinas já começaram e a Agência Transfusional do Hospital Marieta montou uma árvore que traz consigo muito significado e conscientização. Nesta quarta-feira (25/11), é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue por isso, ao invés de enfeites tradicionais, a equipe decorou a árvore com bolsas de sangue fictícias, preparadas com corante. Nestas bolsas, é possível encontrar frases que incentivam a doação de sangue, como por exemplo, “ajudar está no sangue”, “neste natal presenteie com vida”, “faça a vida fluir nas veias de quem precisa”, entre outras.

Hospital Marieta não coleta sangue, mas o objetivo é conscientizar tanto para a doação quanto para alertar os profissionais da saúde sobre o uso racional do sangue. “Criamos a primeira árvore em 2018 dentro da Agência Transfusional. Aqui, recebemos pacientes que vêm coletar reservas cirúrgicas e também transfusão ambulatorial dentro do setor. A árvore significa vida, o pinheiro força e o sangue é a esperança, com esse slogan buscamos conscientizar o maior número de pessoas possível”, diz a biomédica Larissa Pucci. 

Durante o período de pico da Covid-19 houve uma baixa no banco de sangue, isso porque as pessoas acabaram ficando com medo de sair de casa e não realizaram doação. “Nós coletamos sangue do Hemosc de Florianópolis, porém existem centros de coletas em diversas cidades estratégicas de Santa Catarina e é importante ressaltar que eles continuam funcionando, basta o doador fazer o agendamento prévio”, afirma Pucci.

Para ser um doador de sangue, é necessário ir a uma unidade do Hemosc, em Blumenau ou Florianópolis, com os documentos de identificação. O doador precisa ter entre 18 e 69 anos de idade (doadores de 16 e 17 anos de idade são autorizados apenas com a presença dos responsáveis), pesar acima de 50 quilos e estar em dia com a saúde. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.hemosc.org.br.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )