Ir ou não ir ao dentista em tempos de pandemia causada pela Covid-19?

Ir ou não ir ao dentista em tempos de pandemia causada pela Covid-19?

Conheça os riscos e os problemas de não realizar um acompanhamento nesse período.

A pandemia causada pelo Coronavírus/Covid 19 mudou a rotina de muita gente e, os longos períodos em casa, muitas vezes impactam na rotina de higiene bucal. Sem a necessidade e horários específicos para saírem de casa, muitas pessoas deixam de escovar os dentes e usar o fio dental durante grande parte do dia.

Com as crianças, o cenário é ainda mais preocupante, já que muitas têm rotinas de higiene bucal na escola, e, nesse período que estão em casa, nem sempre seguem os mesmos protocolos. Além disso, tambémé comum que as crianças passema fazer um consumo maior de doces, o que aliado a uma rotina de higienização incorreta, ou a falta dela, agravam o risco de desenvolvimento de doenças como a cárie, por exemplo, que sem acompanhamento e tratamento, podem evoluir para inflamações ou até atingir o canal, requerendo em ambos os casos um tratamento mais complexo.

“Além disso, no caso das crianças, realizar uma manutenção adequada dos dentes decíduos (dentes de leite), é fundamental para que elas não desenvolvam sequelas nos dentes permanentes”, salienta a cirurgiã dentista e odontopediatra da Clínica Oral Doctor,Daiana Momm Amarante.

Outros problemas e riscos decorrentes da falta de acompanhamentocom o dentista:

– Aparelho Ortodôntico:A falta de manutenção do aparelhopode causar um efeito reverso ao da correção. Por não estar regulado, o aparelhopode acabar atrapalhando o alinhamento dos dentes, levando ao aumento do período de tratamento;

– Extração de dentes:Adiar uma extração de dente pode ocasionar uma infecção ou até um edema facial (inchaço no rosto). Se surgir dor ou sensibilidade, procure um dentista imediatamente.

Limpeza dentária:A falta deuma limpeza profissional, aliada à higienização incorreta dos dentes, podem ocasionar acúmulo de tártaro e doenças periodontais como a gengivite, por exemplo. A recomendação é que se faça a limpeza dentária profissional (profilaxia) a cada 6 meses.

Cuidados, higiene e biossegurança

A Clínica Oral Doctor adota medidas adicionais para garantir a segurança no seu atendimento:

– Cumprimento rigoroso da legislação: Os pacientes só podem acessar o interior da clínica usando máscaras. Álcool em gel também está sendo disponibilizado para higienização das mãos, e o distanciamento social de 1,5m é respeitado em todos os atendimentos e também na recepção.

– Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) complementares aos já usados: Os profissionais estão utilizando jalecos descartáveis para proteger, ainda mais os pacientes, além de máscara viseira de acrílico (Foto), sobre a máscara N95 (equipamento padrão da saúde);

– Esterilização de instrumentos e dispositivos;

– Limpeza e desinfecção de superfícies: Rotinas de higienização dos espaços foram intensificadas com maior aplicação de hipoclorito e álcool em todos os espaços da clínica (cadeiras, balcões, mesas, bancadas, etc.).

Foto: Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados pelos profissionais da Clínica Oral Doctor.

A cirurgiã dentista e odontopediata, Daiana Momm Amarante, enfatiza: “Em época de pandemia existem receios de sair de casa, até mesmo para uma consulta de rotina com o dentista. Mas, nós profissionais da saúde, mais do que ninguém, estamos aptos para tomar todas as precauções e os cuidados necessários em relação à prevenção dessa doença. Então, que nossos pacientes não deixem uma dor de dente pra amanhã, não posterguem suas consultas de rotina. Sua saúde bucal é muito importante e está diretamente relacionada à sua saúde geral”.

Através do link https://oraldoctor.com.br/agendar/é possível agendar uma consulta ou realizar um orçamento, sem compromisso, com a Oral Doctor.

Mais informações:

Clínica Oral Doctor

0800 006 8090 (Central de Atendimento)

(47) 98430-6799 (WhatsApp)

(47) 3065-6969

www.oraldoctor.com.br

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )