Itajaí distribui máscaras de tecidos para comunidades carentes

Itajaí distribui máscaras de tecidos para comunidades carentes

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, começou a distribuir nesta semana máscaras de tecido para as comunidades carentes. Cerca de nove mil unidades serão entregues até a próxima terça-feira (14) para moradores do loteamento São Francisco de Assis e dos bairros Nossa Senhora das Graças, Imaruí e Jardim Esperança. A entrega será feita pelos agentes comunitários de cada área. A intenção é dar acesso ao material para que a população mais vulnerável também possa se proteger contra a COVID-19.

As máscaras de tecidos foram confeccionadas pela empresa Colcci e doadas para a Secretaria de Saúde. O objetivo é entregar o material em todas as regiões da cidade para moradores que estão em situação de vulnerabilidade social. A Unidade Básica de Saúde São Francisco de Assis foi a primeira a receber as máscaras: foram entregues 1.074 unidades para distribuição à população do loteamento.

Os agentes comunitários irão de casa em casa entregar as máscaras para as famílias carentes já cadastradas, além de informar sobre a correta higienização do material, tempo de uso, entre outros cuidados. Até a próxima terça, as unidades Nossa Senhora das Graças, Imaruí e Jardim Esperança também receberão os materiais para distribuição.

“Recebemos essa doação e estamos compartilhando com a comunidade mais carente, para que todos tenham acesso a esse instrumento e também possam se proteger do coronavírus. Nos próximos dias devemos receber mais máscaras para distribuir à população vulnerável dos demais bairros da cidade”, ressalta o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Recomendação de uso

O uso de máscaras caseiras já foi autorizado pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado. Pesquisas apontam que a utilização impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física e auxiliando na diminuição de casos e propagação do vírus.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa ter pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. Podem ser confeccionadas de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que sejam desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Confira quais devem ser os cuidados com as máscaras:

– As máscaras são individuais e não podem ser compartilhadas, nem mesmo entre familiares.
– A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar.
– Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
– Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;
– Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
– Enquanto estiver usando a máscara, evite tocar no rosto. Se for necessário, higiene as mãos antes e depois de tocar na máscara;
– Se precisar ajustar a máscara durante o uso, faça pelas tiras laterais e sempre com as mãos limpas;
– Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária/água e sabão. Deixe de molho por cerca de 30 minutos.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )