Núcleo de Educação Infantil da Barra da Lagoa visita Projeto Tamar durante Educar no Verão

Núcleo de Educação Infantil da Barra da Lagoa visita Projeto Tamar durante Educar no Verão

Crianças tiraram dúvidas sobre tartarugas e aprenderam sobre sustentabilidade

As crianças do Neim Elisabete Nunes Anderle, da Barra da Lagoa, visitaram o Projeto Tamar e puderam aprender muito sobre tartarugas, ecologia e sustentabilidade. A atividade, realizada durante o programa Educar no Verão, foi pensada como uma forma de conscientizar os pequenos sobre a importância da preservação da natureza.

Os integrantes do G3, G4 e G6 (3, 4 e 6 anos) da unidade tiveram uma aula e uma visita guiada com a bióloga Luciana Zagonel, que atua como monitora ambiental do Projeto Tamar em Florianópolis. Ela falou sobre como nascem as tartarugas, movimentos migratórios, desenvolvimento na vida adulta e alimentação, além dos cuidados que devemos ter para cuidar do meio-ambiente.

Enquanto observavam as tartarugas no tanque de água, as crianças aproveitaram para tirar suas dúvidas e entender um pouco mais sobre estes animais. Luciana explica que este trabalho educacional é feito com muitas escolas e estudantes de todo o estado de Santa Catarina e de fora também. “A importância das crianças virem para cá é a gente trabalhar a educação ambiental a partir dos resíduos sólidos, plásticos, para elas aprenderem sobre esses animais tão ameaçados de extinção e assim fazerem ações para a sustentabilidade”.

A supervisora do Neim Elisabete Nunes Anderle durante o Educar no Verão, Tatiane Mora, destaca o papel da Educação em mostrar para os pequenos a questão da sustentabilidade e o cuidado com a natureza. “Fazer a conscientização das crianças sobre a questão do lixo e conscientizar os pais também para isso, para não jogarem lixo nas praias, por exemplo, o que acaba prejudicando as próprias tartarugas”.

A visita ao Projeto Tamar foi uma das atividades finais da unidade para o Programa Educar no Verão, que se encerra nesta terça-feira (30). O programa da Secretaria de Educação de Florianópolis atendeu cerca de 700 crianças desde o dia 4 de janeiro, em nove núcleos diferentes, espalhados pela Capital, possibilitando vivências diversificadas e prazerosas para os participantes por meio de planejamento coletivo dos tempos e espaços.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )