OBESIDADE INFANTIL É O TEMA DO PROGRAMA “SAÚDE NA ESCOLA”

OBESIDADE INFANTIL É O TEMA DO PROGRAMA “SAÚDE NA ESCOLA”

Com a finalidade de alertar sobre a importância das boas práticas e condições de saúde para um melhor desenvolvimento das crianças, a Secretaria da Saúde em parceria com a Secretaria de Educação –  iniciaram a Semana da Saúde na Escola. A iniciativa, que segue até sexta-feira, dia 27, tem como tema o “Enfrentamento ao excesso de peso e obesidade infantil e a importância da atualização da caderneta de vacinação”.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, uma em cada três crianças com idade entre 4 e 8 anos estão com peso acima do recomendado.

Nestes cinco dias, as equipes do NASF e das Unidades de Saúde estão visitando os Centros Municipal de Educação Infantil. De acordo com o nutricionista, Alexandre Ribeiro, foi elaborado um material ilustrativo e divertido sobre a pirâmide alimentar e desenhos de uma alimentação saudável para as crianças.

“ A ideia é mostrar a importância de escolher alimentos saudáveis. As palestras foram dirigidas para crianças na faixa etária de 3 a 4 anos, por isso, focamos no lúdico com desenhos divertidos e coloridos para incentivar o consumo de alimentos saudáveis e nutritivos, mostrando o lado doce das frutas”, disse o nutricionista.

Nos Centros de Educação Infantil Professora Rosana Fátima Gaya Barreto e Professora Regina Marly de Souza Couto, no bairro de Gravatá, os pequenos alunos escutaram com muita atenção as orientações. Para o Secretário de Saúde, Alcídio Reis Pera, (Cidinho) é muito importante essa integração da Saúde e Educação.

“Nesses encontros são abordados temas que incentivam a prevenção, dessa forma, promovem a participação dos alunos e despertam a consciência dos estudantes e de toda a comunidade escolar. Vamos cultivar os bons hábitos para se ter mais saúde com: pensamentos positivos, exercícios físicos e uma alimentação equilibrada,” finaliza o secretário.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )