Obras de Reurbanização: Autoridades de Navegantes e Itajaí discutem alternativas para reurbanização do molhe norte

Autoridades dos municípios de Navegantes e Itajaí, e representante do Porto de Itajaí, reuniram-se na tarde da quarta-feira (30), na Câmara Municipal de Navegantes, para discutir detalhes sobre a segunda etapa das obras para adequação do acesso aquaviário e Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí, bem como a possibilidade de reurbanização do molhe norte.

A nova fase das obras visa adequar a capacidade do complexo portuário para aumentar sua competitividade, permitindo que receba navios de até 400 metros, nova realidade do comércio marítimo internacional. O investimento, estimado em R$ 250 milhões, prevê a realocação do molhe norte, localizado em Navegantes, e possibilitará que o canal de acesso entre os molhes (sul e norte) alcance a largura de 170 metros de distância.

Na reunião, os parlamentares de Navegantes expuseram aos demais participantes a necessidade urgente de reurbanização do molhe norte, um dos principais atrativos turísticos da cidade, fechado para as obras há mais de cinco anos, desde 28 de março de 2016. “Todos querem ver a estrutura do molhe norte modificada, reurbanizada e liberada para o público com a qualidade e beleza que nossa população merece. O espaço faz parte da vida da nossa comunidade e desde o início das obras tornou-se um canteiro de obras e encontra-se em péssimo estado. Queremos mudar isso e vamos em busca desse objetivo”, declarou a presidente da Casa, Adriana Macarini.

Foi sugerido aos vereadores a elaboração de um projeto de revitalização do molhe norte, que deverá ser encaminhado à Superintendência do Porto de Itajaí. O órgão se comprometeu a encaminhar e debater a proposta de melhoria do espaço com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, responsável pela regulamentação, controle tarifário, estudo e desenvolvimento do transporte aquaviário no Brasil.

Participaram do encontro a presidente da Câmara Municipal de Navegantes, vereadora Adriana Macarini (PL), os vereadores Jassanan Ramos (MDB), Lú Bittencourt (PL), Lorival Kempner (PP), Toninho Uller (Patriota) e Sol Dapper (DEM), além de representante do vereador Gabriel dos Anjos (PSC) e o procurador jurídico da Casa, Fernando Wolfram Rulf. Estiveram presentes ainda o Procurador Geral do Município de Itajaí, Gaspar Laus, o chefe de gabinete do prefeito de Itajaí, Giovani Alberto Testoni, o diretor-geral de engenharia do Porto de Itajaí, Jucelino dos Santos Sora, e a representante do presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Flávia Sehn.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )