Obras estruturantes e criação de rotas buscam colocar Penha no cenário turístico nacional

Obras estruturantes e criação de rotas buscam colocar Penha no cenário turístico nacional

A Secretaria de Turismo também acaba de anunciar o Programa de Turismo Sustentável, o Protur: “O programa consiste em ações de curto prazo e baixo custo que auxiliarão na retomada das atividades turísticas”.

A Secretaria de Turismo de Penha inicia na próxima semana uma série de reuniões com as câmaras municipais técnicas, núcleos, associações, Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) que está sendo reestruturado. Na pauta dos encontros, estão as próximas ações estruturantes e divulgação que serão desenvolvidas pelo Governo Municipal para consolidar a cidade entre os principais destinos turísticos do país.


“São ações com impacto significativo no desenvolvimento do turismo local, de curto prazo e que colocarão a cidade em uma posição de destaque no cenário nacional”, destaca o secretário de Turismo, Cleber Neumann. Uma série de obras de infraestrutura turística já estão em andamento, buscando elevar a experiência turística dos moradores e dos mais dos dois milhões de visitantes que ingressam na cidade anualmente.

A ampliação e revitalização da Avenida Elizabeth Konder Reis (beira mar da Praia do Trapiche), por exemplo, está em fase final de execução. O Trapiche, por sua vez, está recebendo um píer flutuante para o futuro recebimento de uma escala teste para ingressar na rota de cruzeiros. Nos próximos dias, o Governo também promove a licitação para iniciar as obras milionárias do Parque Linear do Quilombo até à Praia de Armação.


A revitalização de recantos como a Praia do Cascalho, Ponta da Vigia, Mirantes do São Roque e Rampa de Voo Livre da Vermelha, pavimentação e iluminação da estrada do turismo (Rua da praia vermelha ao Poá, novos acessos, sinalização turística, criação do Praia Limpa Todo Dia, ampliação de banheiros nas orlas, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), uma passarela sobre a Transbeto até o Beto Carrero e a acessibilidade e sinalização de praias, rotas e pontos turísticos estão no cronograma a ser desenvolvido ao longo dos próximos meses.


Segundo o prefeito, Aquiles da Costa, esse trabalho estruturante ligado diretamente à atualização do material publicitário turístico de Penha – levado em feiras em todo Brasil e Mercosul – colocarão a cidade em evidência no cenária. “Os estudos nos mostram que cada vez mais o litoral Norte catarinense tem sido ponto desbravamento turístico. Estamos nos organizando para elevar a experiência”, pontuou.


Programa Turismo Sustentável (PROTUR) ganha ênfase
A Secretaria de Turismo acaba de anunciar o Programa de Turismo Sustentável, o Protur. “O programa consiste em ações de curto prazo e baixo custo que auxiliarão na retomada das atividades turísticas unindo belezas naturais, riqueza cultural e conservação ambiental”, explica o secretário, adiantando o estímulo à criação de roteiros em meio a uma exuberante natureza. “O verdadeiro turismo de aventura e experiência”, acrescenta Aquiles.


Entre as medidas iniciais estão a criação de cinco rotas. Estes roteiros irão contemplar alguns dos mais belos cenários do Sul do Brasil, como praias desertas, Mata Atlântica preservada, nascentes, mirantes, pesca artesanal, patrimônio histórico cultural e gastronomia variada. “As rotas turísticas são caminhos ou percursos que se destacam pelos seus atrativos para o desenvolvimento do turismo”, reforça Cleber.

A implantação dos roteiros integrados também visa a proteção e interpretação ambiental: A proposta vai criar roteiros turísticos com estruturas de proteção e interpretação da natureza, que pretende colocar Penha entre os principais destinos de turismo de natureza do Sul do Brasil. “Estamos na fase de mapeamento e sinalização”, enriquece o secretário.


O projeto inclui criar acessos a estruturas como mirantes e trilhas com decks, passarelas, placas, lixeiras, painéis de interpretação da natureza, sistema de segurança e monitoramento, além de atividades de lazer como caminhadas, corridas, pedaladas, voo livre, rapel e surf, também fazendo divulgação da oferta de serviços de hospedagem e gastronomia.


“Queremos transformar Penha em uma referência no Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil com segurança e preservação ambiental. Temos plenas condições de fazer isso acontecer através de parcerias público-privadas e já estamos no caminho. Temos certeza que um dia tudo voltará ao normal.

Quando isso acontecer, Penha e toda a região turística da Costa Verde & Mar estará de braços abertos para receber todos de forma segura e responsável”, finaliza o prefeito.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )