Plano de Área do Complexo Portuário de Itajaí

Plano de Área do Complexo Portuário de Itajaí

Os representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Superintendência do Porto de Itajaí (SPI) e da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), se reuniram na terça feira, 15, com o objetivo de fortalecer a relação entre os órgãos e melhorar o planejamento do Plano de Área do Complexo Portuário de Itajaí.

A reunião foi uma solicitação do representante do IMA, Jovani José de Andrade:

“Para nós, é importante saber qual ou quais materiais a Marinha tem e como ela pode agir em uma situação de emergência com derramamento de óleo”, enfatiza.

O Plano de Área é um documento que organiza a ação dos órgãos envolvidos em casos de acidentes com poluição por óleo. Além disso, integra os Planos de Emergências Individuais de cada um, e atua de forma complementar no fornecimento de materiais e recursos humanos em caso de necessidade.

No Complexo Portuário de Itajaí, a execução, implementação e manutenção do Plano de Área é feita por um comitê, coordenado pela Superintendência na condição de Autoridade Portuária. A supervisão é de responsabilidade do IMA, através de seu representante, Jovani José de Andrade.

O regimento interno do comitê foi assinado em 2017. Assumiram o compromisso de participação 11 empresas e alguns órgãos e instituições parceiros, sendo: Porto de Itajaí, Portonave, APM Terminals, Braskarne, Poly Terminals, Teporti, NavShip, Trocadeiro, Barra do Rio, Marina Itajaí, NGI Sul, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha do Brasil), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil de Itajaí, Fundação do Meio Ambiente de Navegantes, Fundação do Meio Ambiente de Itajaí, e Instituto do Meio Ambiente.

Médelín Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente da superintendência e também representante no comitê, destaca que é muito importante que todos os envolvidos estejam inteirados para que a resposta seja efetiva:

“A reunião foi positiva, pois como representantes do Plano é importante estar integrado com as ações da Marinha e saber como podemos colaborar uns com os outros em uma emergência”, ressalta.

O encontro ocorreu na Delegacia da Capitania dos Portos, em Itajaí. O oficial, Eduardo Miranda da Fonseca, representou na oportunidade o delegado, Thales da Silva Barroso Alves.

“Nosso trabalho conta com o apoio de muitos órgãos e instituições, pois existe uma preocupação muito mais avançada hoje em dia, e acima de tudo, os cuidados que devem existir com o meio ambiente se fazem necessário, buscando sempre pela conscientização e segurança de navegação. Reuniões como esta são importantes pois a cooperação de forças só tende a concentrar responsabilidades”, conclui Fonseca.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )