Porto de Itajaí manteve operações de carga geral com veículos importados, celulose, ferro e açúcar

Porto de Itajaí manteve operações de carga geral com veículos importados, celulose, ferro e açúcar

Em agosto, o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu registrou a movimentação total de cargas, atingindo a marca de 1.479.322 toneladas, das quais 801.139 toneladas foram destinadas à exportação e 678.183 toneladas à importação. No acumulado do ano, de janeiro até o mês de agosto, o complexo movimentou um total de 10.669.966 toneladas.

Quanto aos contêineres em TEU’s (unidades de medida equivalentes a um contêiner de 20 pés), foram movimentados no Complexo 126.861 TEU’s em agosto e um total acumulado de 925.028 TEU’s desde o início de 2023.

No que diz respeito à operação de navios, 81 embarcações foram operadas em agosto, distribuídas da seguinte forma: 64 no Terminal de Uso Privado (TUP) Portonave, 10 no Cais Público, 02 no TUP Teporti, 04 no TUP Barra do Rio e 01 no TUP Braskarne.

No Porto de Itajaí (Cais público/berços 03 e 04), a movimentação total de cargas atingiu 42.178 toneladas em agosto, com um acumulado anual de 65.931 toneladas.

Na Portonave, a movimentação em agosto registrou 1.418.648 toneladas e 126.861 TEU’s. No acumulado de janeiro a agosto, o complexo movimentou 10.270.680 toneladas e 924.652 TEU’s.

As manobras nas áreas das Bacias de Evolução 01 e 02 somaram 81 giros em agosto, com 44 giros na Bacia da Evolução 01 (em frente aos berços 01 e 02 do Porto de Itajaí e Portonave), 28 na Bacia 02 (Baia Afonso Wippel) e outras 09 manobras nos terminais a montante Delegacia da Capitania dos Portos. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, foram registrados 614 giros nas áreas de bacia.

Quanto aos demais Terminais de Uso Privado (TUP), a Braskarne registrou uma movimentação total de 4.534 toneladas em agosto, enquanto o terminal Teporti movimentou 13.960 toneladas no mesmo período.

No mês de agosto, o Porto de Itajaí recebeu cerca de 08 navios que atracaram no complexo portuário, incluindo um navio de cargas de celulose (Saga Odyssey), dois do modelo Roll On Roll Off (Canadian Highway e Cape Town Highway), dois navios da Marinha do Brasil (F-45 Fragata União e Mearim), uma embarcação da Marinha Argentina (D13 CT SARANDI, um navio com desembarque de 17.343 toneladas de barras de ferro e fio máquina (AP Dubrava) e outro com embarque de 27.500 toneladas de açúcar (Akson Sandra).

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