Prefeitura de Penha e Corpo de Bombeiros Militar orientam banhistas sobre riscos de afogamento nas praias

Prefeitura de Penha e Corpo de Bombeiros Militar orientam banhistas sobre riscos de afogamento nas praias

Atenção às placas e sinalização é a primeira dica do Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Balneário Piçarras, Capitão BM Rafael Manoel José. Para isso, o capitão indica a utilização do aplicativo CBMSC Cidadão.

Com o calor intenso registrado no mês de dezembro, muitos moradores e turistas já frequentam as praias na cidade de Penha. No entanto, a Prefeitura Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar orientam os banhistas sobre os riscos de afogamento nas praias, e alertam sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.

Atenção às placas e sinalização é a primeira dica do capitão BM Manoel. Para isso, o capitão indica também a utilização do aplicativo CBMSC Cidadão.

“No aplicativo é possível verificar as condições do mar de acordo com as bandeiras que indicam o nível de risco de afogamento presente em cada praia diariamente. No posto, bandeira vermelha indica alto risco; amarela, médio e; verde, baixo risco de afogamento. Além disso, utilizamos a bandeira preta para posto desativado e roxa para presença de animais marinhos, como águas-vivas e caravelas”, pontua.

Em relação às crianças, ele destaca que jamais devem ficar desacompanhadas e que é fundamental não nadar sozinho, principalmente em locais desconhecidos, com profundidade para além da altura do umbigo ou com correnteza. “Em emergências, ter alguém por perto pode fazer toda a diferença”, destaca.

O capitão BM Manoel ainda faz menção ao efeito de bebidas alcoólicas. “Perde-se a capacidade respiratória, motora, equilíbrio e força muscular, o que aumenta muito o risco de afogamento das pessoas”.

O capitão ainda lamenta a morte do jovem de 18 anos que se afogou na praia da Saudade, na última semana. “Lamentamos a morte precoce desse jovem e prestamos solidariedade à família. Na ocasião destacamos que o risco de afogamento está presente onde quer que seja o ambiente com água. Procuramos atuar de forma preventiva e nos preparamos para atuar quando necessário, mas cabe ao cidadão possuir percepção de risco, seguir nossas orientações e respeitar seu próprios limites, de acordo com o seu domínio de competências aquáticas”, pontua.

“Em nome de todo o Governo Municipal, nós lamentamos muito o ocorrido com o jovem Lucas e nos solidarizamos com a família e amigos. Que Deus conforte o coração de todos nesse momento tão difícil”, finaliza o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )