“Procon Informa”: Novo sistema ProConsumidor vai substituir Sindec, que será extinto no final de junho
O Procon de Balneário Piçarras passará a registrar reclamações e ocorrências no novo sistema criado pelo Ministério da Justiça: o ProConsumidor, que promete facilitar não apenas o acesso do consumidor, como também a resolução das demandas por parte das empresas.
O ProConsumidor é um sistema de apoio ao consumidor, por meio do qual é possível realizar o registro de reclamações, denúncias e verificar consultas de procedimentos em andamento, relacionados a demandas consumeristas administrativas.
A intenção do Ministério da Justiça é trazer mais celeridade ao consumidor, substituindo a plataforma do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) e reunindo dados dos 615 Procons que existem em todos os Estados e no Distrito Federal.
“O ProConsumidor é operado por etapas, sendo que para passar para a etapa seguinte, nós aqui do Procon temos que anexar documentos pessoais do reclamante e documento a que se refere a reclamação. Exemplo: acionar garantia de um aparelho celular, apresentar nota fiscal do aparelho, acionar garantia de veículo, apresentar contrato de compra e venda”, explicou o diretor do Procon de Balneário Piçaras, Karlon Ferreira.
A plataforma será mais simples e mais rápida, acompanhando a evolução tecnológica do mercado, e terá integração online com o consumidor.gov.br, o que possibilitará uma atuação mais célere nas demandas dos usuários.
O Procon de Balneário Piçarras está localizado na sede da prefeitura, na Avenida Emanoel Pinto, 1655, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A população também pode tirar dúvidas por meio do telefone 3347-4747.