Produção de resíduos em cidades turísticas aumenta com festas de fim de ano e chegada do verão

Produção de resíduos em cidades turísticas aumenta com festas de fim de ano e chegada do verão

Em algumas cidades litorâneas de Santa Catarina, a quantidade de lixo gerado aumenta em até 20%

A chegada do verão e as comemorações de fim de ano aumentam exponencialmente a geração de resíduos urbanos e recicláveis nas cidades turísticas, principalmente nas litorâneas. É nesta época que o número de visitantes mais que triplicam nas praias brasileiras, e com o aumento da população cresce também o consumo de bens e serviços, o que impacta diretamente na geração de resíduos.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), aponta que 25 milhões de toneladas de resíduos sólidos vão parar nos oceanos anualmente. De acordo com a pesquisa, o Brasil contribui com cerca de 2 milhões de toneladas que vazam para o mar todos os anos, número que deve ser intensificado com as tradicionais comemorações nas orlas das praias. 

De acordo com a Veolia, empresa responsável pela coleta e gerenciamento de resíduos em quatro cidades do litoral Catarinense (Barra velha, Penha, Piçarras e Navegantes), a quantidade de lixo gerado durante o verão aumenta 19%. Enquanto de março a novembro a empresa coleta uma média de 5.128 toneladas de resíduos, nos meses mais quentes do ano, de dezembro e fevereiro, este número sobe para mais de 6 mil toneladas.

Diante deste cenário, Julio Muller, gerente regional da Veolia, ressalta a importância do acondicionamento e o despejo correto dos materiais orgânicos e recicláveis, evitando que os resíduos cheguem às areias e, consequentemente, aos oceanos. 

“É fundamental que as  pessoas se conscientizem e façam o acondicionamento correto do seu lixo, descartando de forma separada o lixo doméstico do reciclável. Também é importante que não sejam deixadas garrafas de vidro soltas na areia. Dessa forma, preservamos o meio ambiente e evitamos riscos à saúde dos moradores, turistas e dos profissionais responsáveis pela coleta”, afirma Muller.

Para um fim de ano mais sustentável, é importante saber como e onde descartar corretamente os resíduos gerados. Portanto, confira as dicas abaixo para respeitar o meio ambiente e preservar o seu verão.

6 dicas para um Ano-Novo mais sustentável

Separe os recicláveis –  Uma das atitudes que traz bons resultados – sociais e ambientais – é separar e descartar corretamente os materiais recicláveis, incluindo plástico, papelão, latas e vidros. Ao separá-los, é importante limpar e acondicionar os resíduos em sacos específicos, indicando cada tipo de material.

Diminua o uso de descartáveis – Se possível, opte por pratos, copos e talheres de louça. Mas caso utilize descartáveis, lave os materiais antes de descartá-los, pois sujo eles não são reciclados. 

Faça compostagem – Não descarte as sobras de alimentos no lixo comum. Aproveite o início do ano e invista em uma composteira. Dessa forma, é possível produzir adubo orgânico e diminuir os resíduos que são encaminhados para os aterros sanitários.

Leve seu saco de lixo para a praia – Passar a virada do ano na praia faz parte da cultura brasileira. Mas não se esqueça de recolher o seu lixo após as comemorações. Leve um saco para coletar garrafas, latas e o que mais for consumido nas areias.   

Colabore com a segurança do coletor de lixo – Antes de colocar para a coleta, separe e embrulhe materiais que cortam e perfuram.   

Mantenha os animais presos no dia de coleta –  Evite que os sacos de lixo fiquem acessíveis a animais  domésticos, pois é possível que eles rasguem os recipientes à procura de alimentos, prejudicando a coleta e deixando restos de resíduos no chão. Outra dica importante é manter o seu cãozinho preso nos dias e horários da coleta de lixo para contribuir com a segurança do coletor.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )