Projeto “Alesc Menos Lixo” será ampliado em Unidade Administrativa da Assembleia

Projeto “Alesc Menos Lixo” será ampliado em Unidade Administrativa da Assembleia

Iniciativa promove educação ambiental e separação correta de resíduos sólidos nos andares

Imagem ilustrativa

Workshop capacita colaboradores
Dando prosseguimento à mais uma etapa do Programa Alesc Menos Lixo, foi realizada na manhã desta sexta-feira (22) mais um workshop para formação de servidores e colaboradores da Assembleia Legislativa.

O encontro foi realizado na Unidade Administrativa Presidente Deputado Aldo Schneider e reuniu colaboradores dos 5º, 6º e 7º andares. A ideia é aprimorar a separação, a coleta e a organização dos resíduos sólidos produzidos em cada um dos setores, a fim de construir um sistema eficiente de destinação desses resíduos.

Em duas semanas foram separados 110 quilos de resíduos
O projeto piloto começou a ser aplicado no oitavo andar da Unidade Administrativa e, em apenas duas semanas, já foram coletados e separados corretamente mais de 110 quilos de resíduos. As duas pesagens realizadas trouxeram números relevantes: foram separados 62,5 kg de recicláveis, 38 kg de orgânicos e 14,25 kg de rejeitos, totalizando 114,8kg.

Gradativamente, o projeto será ampliado em todos os andares e, posteriormente, no Palácio Barriga Verde.

Deputado Marquito defende processo participativo
De acordo com o deputado Marquito (Psol), que participou do workshop desta sexta-feira, o objetivo é criar um ambiente afetivo com o trabalho realizado andar por andar. “É um movimento, uma educação popular, que começa a andar, traz os resultados e cria o pertencimento à ação. Depois disso, ampliamos para os outros andares, setores e assim gradativamente”, afirmou o parlamentar “É como uma pedra que a gente joga no lago e ela reverbera. E a educação ambiental tem esse princípio. As coisas não vão acontecer de cima pra baixo, elas vão acontecer de baixo pra cima. E fico feliz pois acho que as pessoas estão se apropriando da ideia.”

Participação dos servidores é essencial
A Coordenadora de Sustentabilidade e Acessibilidade (CSA), Isabel Pinheiro de Paula Couto, destaca que a participação dos colaboradores é essencial para o sucesso do Alesc Menos Lixo e comemorou os resultados das primeiras semanas. “Esse é um projeto piloto que começou pelo prédio da Unidade Administrativa e uma das questões fundamentais é a participação e capacitação para que todos colaborem nessa preparação de resíduos sólidos”, afirmou.

Capacitação destaca práticas sustentáveis
Assim como no workshop realizado em julho e que deu início ao projeto piloto no oitavo andar, os colaboradores assistiram a uma palestra de Arthur Rancatti, profissional que atua com gestão de resíduos sólidos há 12 anos.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )