“Qualidade Ambiental”: Barra Velha recebe certificado da Fase Piloto Bandeira Azul

“Qualidade Ambiental”: Barra Velha recebe certificado da Fase Piloto Bandeira Azul

A cidade de Barra Velha recebeu na última sexta-feira (10) a certificação de ingresso à fase piloto do Programa Bandeira Azul, através da Praia do Cerro. A partir de agora, a cidade terá até dois anos para confirmar os parâmetros internacionais de qualidade ambiental e de balneabilidade da praia.

“Este documento simboliza o reconhecimento aos gestores da praia pelos esforços que vêm sendo dedicados em prol da conservação e recuperação dos ambientes naturais costeiros na região” expressa o documento assinado pela Leana Bernardi, que é a Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul no Brasil.

O Programa Bandeira Azul é um prêmio ecológico, concedido voluntariamente a praias em todo o mundo – apenas 18 praias no Brasil possuem a certificação atualmente – que cumprem rígidos requisitos de balneabilidade, gestão ambiental e segurança. A Praia do Cerro foi escolhida por possuir ecossistema adequado aos objetivos do programa e histórico de gestão ambiental favorável, beneficiando a inscrição na Fase Piloto.

De acordo com o Presidente da Fundação de Turismo, Pierre Costa, já para esta temporada de verão é previsto um projeto de preservação ambiental e marítima no local. “Nosso objetivo é de fazer da Praia do Cerro um modelo de praia diferenciado, atraindo o turismo através da experiência sustentável, certificada internacionalmente”.

O próximo passo é a criação do Comitê Gestor – formado por gestores públicos e a comunidade local – que discutirá a implantação das estratégias para a preservação do local, cumprindo com todos os critérios internacionais que levam a obtenção da Bandeira Azul.

Para o Prefeito Douglas Elias da Costa, a confirmação o ingresso à fase piloto é a demonstração de que Barra Velha está no caminho certo. “Esta é uma demonstração clara de que nossos esforços já estão gerando frutos em prol de Barra Velha e da nossa população. A certificação Bandeira Azul nos colocará em lugar de destaque no turismo catarinense, trazendo ainda mais emprego e renda a nossa cidade”, comemorou.

Excelência em qualidade de água

A balneabilidade é um dos principais critérios do Programa Bandeira Azul. Através da Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos (CLEAn) da Universidade do Vale do Itajaí, a Praia do Cerro já recebeu a confirmação dos parâmetros de balneabilidade em consonância com os critérios internacionais mais rigorosos. Os ensaios foram realizados analisando critérios microbiológicos (contagem de Enterococcus, pesquisa e contagem de Escherichia coli) e físico-químicos (pH, materiais flutuantes e óleos e graxas).

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )