Representantes de Penha assumem lugares no Conselho de Desenvolvimento Regional

Representantes de Penha assumem lugares no Conselho de Desenvolvimento Regional

Órgão serve de elo entre governo do estado e comunidade local

Penha já tem seus novos membros do Conselho de Desenvolvimento Regional indicados: além do prefeito Aquiles da Costa e a presidenta da câmara municipal de vereadores, Maria Juraci Alexandrino, também representarão o município o presidente da Associação Comercial e Industrial de Penha, Cionei Luís Zanotti, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, João Eduardo Sensi. O conselho teve sua primeira reunião do ano nesta terça-feira, dia 28, na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), em Itajaí.

O CDR é um grupo formado por prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores de Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas, e dois representantes da sociedade civil organizada de cada município, que tem como missão auxiliar o Governo do Estado na tomada de decisões. Na reunião foram empossados os conselheiros para a gestão 2017/2020, com a presidência a cargo do secretário regional Gaspar Laus. O CDR é um órgão consultivo que tem como objetivo central o planejamento regional para a solução de problemas comuns a todos os municípios.

A convite da Agência de Desenvolvimento Regional, o diretor de Gestão da Descentralização, Osmar Eduardo Santos, e o gerente de Modernização e Contrato de Gestão, Luiz Carlos Pacheco, da Secretaria de Estado do Planejamento, falaram sobre o papel das agências e a importância do conselho. “O governo descentraliza as decisões e torna cada conselheiro um gestor público, que auxilia no planejamento e execução de novas obras, de melhorias nos serviços prestados ao cidadão. A administração é compartilhada e o governo está muito mais próximo do catarinense”, disse o presidente do CDR, Gaspar Laus. “A ADR e a Amfri são suportes para os municípios e com papel transformador e de integração da nossa região”, observou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Para o prefeito de Navegantes, Emílio Vieira, a região deve definir prioridades e focar especialmente na área de saúde. “Além do reforço de novos leitos de internação e UTI, os hospitais devem ser vocacionados, como forma de estabelecer serviços e melhorar o atendimento. Em parceria com o Governo do Estado estamos ampliando o hospital de Navegantes, mas em outras cidades o serviço público de saúde é insuficiente e isso nos sobrecarrega”, alertou. Saúde será o tema da próxima reunião do CDR, em data a ser definida. As reuniões são abertas para a comunidade.

Quarta-feira, 29, esteve na prefeitura de Penha o gerente de planejamento regional da ADR, Leonardo Cordeiro, também membro do Conselho de Desenvolvimento. Além de discutir a pauta das próximas reuniões do conselho, Leonardo está articulando a criação do Balcão de Empregos na Câmara de Vereadores de Penha. “Trata-se de um importante instrumento de serviço direto à população, onde empresas da cidade cadastrariam as vagas que necessitam preencher, e os interessados poderiam buscar ali informações para conseguirem trabalho”, explicou.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )