Risco de Mercado no Tesouro Direto

Risco de Mercado no Tesouro Direto

Apesar de os títulos públicos do Tesouro Direto serem a forma de investimento mais segura de poupar dinheiro no Brasil, até mesmo esse produto pode oferecer um certo risco ao investidor, já que alguns destes títulos sofrem oscilações de preços como as ações.

Uma das vantagens do Tesouro Direto é a liquidez dos títulos, já que o próprio tesouro se compromete a “recomprar” os títulos independente da data de vencimento. Contudo, um resgate antecipado pode gerar uma perda, da mesma forma que acontece no mercado de ações, por exemplo.

Mesmo sendo um produto de renda fixa, o valor dos títulos variam, e essa variação nem sempre é positiva, ou seja, no curto prazo ou em vendas antecipadas é possível perder dinheiro no Tesouro.

Essas variações ocorrem devido as projeções de juros e inflação futuras, e atingem somente aqueles títulos prefixados, onde se conhece a taxa de rentabilidade no momento da compra.

Sabendo disso a melhor forma de evitar esse risco é comprar apenas título pós fixados, tendo como exemplo o Tesouro Selic.

Mesmo que haja variações de curto prazo, o investidor pode ficar tranquilo, pois levando o seu título até a data de vencimento ele irá receber todo o valor acordado, sem risco de variações negativas, então com um bom planejamento não há com o que se preocupar.

É graças a estas variações que existe a possibilidade de especulação no Tesouro Direto, o que rende várias propagandas de ganhos de 30, 40 ou mais de 50% no Tesouro, contudo esses fenômenos são bastante raros e infelizmente não se repetem todos os meses.

A dica é sempre manter o título consigo até a data de vencimento, assim não há o risco de perda e você ainda garante uma ótima rentabilidade pelo prazo planejado.

[email protected]/todomundorico.wordpress.com

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )