SC lidera distribuição de testes rápidos na região Sul

SC lidera distribuição de testes rápidos na região Sul

Já na realização de testes PCR, Santa Catarina ocupa segunda colocação. Represamento das análises preocupa secretário.

Até esta terça-feira (30), Santa Catarina tinha realizado 60,8 mil testes PCR – considerados mais precisos – para detecção do Coronavírus. Proporcionalmente, o Estado fez 84,5 testes PCR por 10 mil habitantes, ficando em segundo no ranking da região Sul, à frente do Rio Grande do Sul (33,2) e atrás do Paraná (89,9).

No quesito distribuição proporcional de testes rápidos, Santa Catarina lidera a região Sul. O Estado já distribuiu 225 mil testes para os municípios (312,8 a cada 10 mil habitantes), à frente do Paraná (309) e do Rio Grande do Sul (308,3). As regiões de Santa Catarina que mais receberam testes foram o Grande Oeste (42,5 mil) e o Planalto Norte e Nordeste (39,5 mil).

Já na realização dos testes rápidos, Santa Catarina registra menos exames efetuados que o Rio Grande do Sul: são 49 testes a cada 10 mil habitantes, contra 103,4 do estado vizinho. Os dados foram divulgados pelas secretarias de saúde dos estados. O Paraná não divulga a notificação dos testes rápidos, ficando à responsabilidade dos municípios.

De acordo com a Secretaria de Saúde do RS, o governo gaúcho priorizou esse tipo de teste por ser mais simples de ser realizado e alcançar uma parcela maior da população, só realizando o teste PCR em síndromes gripais mais severas.

Apesar de ter bons resultados na testagem até o momento na comparação com os vizinhos, o governo catarinense está em alerta. Nesta segunda-feira (29), o secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, admitiu que há um represamento de testes de Covid-19. Atualmente são 5,2 mil testes aguardando a liberação dos resultados.

A justificativa para este represamento seria a falta de insumos para a realização dos testes e a aceleração do número de casos. De acordo com o secretário, o avanço da doença nas últimas semanas fez a média de testes diários pular de “300, 400” para 1 mil. Se a média de análise diária for mantida, o Lacen levará cinco dias para testar uma amostra.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )