Secretaria Nacional de Portos envia recursos para inicio das obras dos Berços 03 e 04

Secretaria Nacional de Portos envia recursos para inicio das obras dos Berços 03 e 04

 

Informações da Assessoria de Comunicação Social da Superintendência do Porto de Itajaí (SPI)

 

Berço 03 pode estar totalmente concluído em novembro

 

Prestes a encerrar o mês de junho e consequentemente o primeiro semestre deste ano em relação ao quadro das estatísticas quanto à movimentação do Complexo Portuário de Itajaí, na semana que passou a Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua Diretoria Administrativa Financeira, recebeu a noticia de que os recursos financeiros solicitados para o inicio das obras de reforma e reforços de alinhamentos dos berços 03 e 04 do porto público de Itajaí foram repassados na ordem de R$ 18.863,669, 70.

 

Recursos estes provenientes e que foram confirmados oficialmente pela Secretaria Nacional de Portos (SNP), através do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), em uma parcela única e que tem por objetivo direto a aplicação para o inicio das obras de reforma e reforços de alinhamentos de ambos os berços.

 

A notícia chegou à superintendência do porto e foi recebida com muito entusiasmo pelo Superintendente, Engº Marcelo Werner Salles e membros da equipe técnica, “Houve um grande empenho e colaboração por parte de muitas pessoas, desde o ministro Mauricio Quintella, do prefeito Volnei, da Bancada Federal, entre outros envolvidos que de uma forma direta e ou indireta nos ajudaram a chegar neste momento, e assim efetivamente formalizar o Termo de Compromisso e os repasses dos recursos. Mesmo numa situação de crise financeira em que o governo se encontra, nós tivemos essa faculdade de receber o montante de R$ 18 milhões que foram creditados a conta específica da administração do porto e assim nos permitir aos outros atos legais firmando o aditivo da empresa responsável pelas obras e nessa sequência dar a Ordem de Serviço para retomar a conclusão do berço 03 e inicio dos testes programados para o berço 04”, destacou o Superintendente.

 

Na semana passada, o comunicado do repasse financeiro havia sido apresentado diretamente ao prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni que em seu gabinete, esteve acompanhado do superintendente Marcelo Werner Salles e representantes da empresa SERVENG Engenharia, Iuri Rachid, Gestor de Contrato e Irineu Marcelo do Nascimento, Superintendente Comercial. O encontro foi importante para apresentar as dimensões que a obra suportará no decorrer de seu tempo de serviços, “Acredito que esta notícia foi uma das melhores que recebemos nestes seis primeiros meses deste ano. Nós sonhamos dia e noite com esse momento. Todos nos perguntam sobre o inicio das obras dos berços e agora de fato podemos dar uma resposta concreta a comunidade portuária e sociedade como um todo. Entre muitos objetivos, sem dúvida alavancar a nossa economia é uma de nossas metas e num futuro não muito distante voltaremos a colher os frutos com nossa movimentação portuária”, pontuou o prefeito Volnei Morastoni.

 

As tratativas em relação ao envio de recursos para as reformas das obras dos berços vinham sendo aguardadas pela autoridade portuária e prefeitura mediante agendas de compromisso realizadas neste ano em Brasília. Em 27 de janeiro, exatamente cinco meses atrás, o Ministro dos Portos, Maurício Quintella Lessa, esteve em Itajaí visitando o Complexo Portuário e naquela oportunidade havia sinalizado positivamente recursos financeiros que faltavam para concluir as reformas do berço 03 e inicio de testes do berço 04. No mês passado, em 11 de maio, foi assinado em Brasília, na Secretaria Nacional de Portos, um Termo de Compromisso, onde o documento foi encaminhado ao setor jurídico do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, para então publicar e assim tornar válidos os recursos solicitados.

 

O berço 03 tem em sua margem 210 metros de comprimento e o berço 04 segue um traçado retilíneo de 280 metros, totalizando 490 metros de cais.

 

Segundo informações as obras de reforma e reforços do berço 03 poderão iniciar ainda na primeira quinzena de julho e seguir um cronograma de término em até 120 dias (04 meses). Após o término geral das obras do berço 03, para as obras do berço 04, mediante aprovação de testes, seus serviços iniciam na sequência e estima-se que em até 06 meses (maio de 2018), pode estar concluído.

      

“Atualmente o país vem enfrentando uma crise muito complicada, em específico o Governo Federal, e desde 2015 houve um atraso no repasse dos recursos financeiros que acabou impactando negativamente o percurso da obra e depois surgiu a necessidade de adequar o projeto. Sendo assim houve a frente um período de maturação seguindo todo um ritmo da administração pública, afirmando se o aditivo entre Porto, Prefeitura e Governo Federal e na sequência o aditivo entre o Porto e a construtora que está em vias de ser homologado para então darmos inicio as obras dos berços com previsão de entrega ainda no primeiro semestre de 2018”, destacou o Diretor Técnico da Superintendência do Porto de Itajaí, André Pimentel.

 

Com o crédito repassado para a superintendência do Porto, as próximas etapas seguem um cronograma, desde a assinatura de aditivo, aprovação de medições, publicações no Diário Oficial da União (DOU) e Jornal do Município de Itajaí e posteriormente emissão de Ordem de Serviço para inicio das obras.

 

Uma solenidade de assinatura de Ordem de Serviço e visitação as obras dos berços 03 e 04 está pré-agendada para o dia 11 de julho (terça-feira) às 10 horas tendo como local o canteiro de obras dos berços.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )