Semana do Meio Ambiente aborda sobre Fauna Marinha da Foz do Rio Itajaí Açu
Oceanógrafo aponta sobre a necessidade de se conhecer e cuidar da fauna regional.
Nesta sexta-feira (03), a Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, abriu espaço à comunidade para uma palestra sobre a Fauna Marinha da Foz do Rio Itajaí-Açu e debateu sobre-exposição de fósseis. A proposta dá sequência à Semana do Meio Ambiente.
No início da tarde, a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), campi de Penha, por meio da exposição itinerante, trouxe à sede administrativa do Porto de Itajaí uma série de fósseis para análise de estrutura, como cascos de tartaruga, dentes de golfinho e crânios de albatrozes, foram alguns dos materiais disponíveis para identificação.
No evento ministrado pelo oceanógrafo da universidade, Jeferson Luis Dick, ocorreu a apresentação dos principais animais existentes na região, categorizados em espécies e dando destaque a répteis (tartarugas), aves (albatrozes) e mamíferos (baleias).
Durante o registro de slides, foi possível verificar o número tartarugas ameaçadas de extinção, segundo o Status de conservação do União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), demostrado por três tópicos: vulnerável, em perigo e criticamente em perigo.
Jeferson Luis Dick contou a importância de se promover o conhecimento da fauna regional:
“É importante porque, à medida que nós conhecemos, passamos a ter interesse em proteger, conservar ou mesmo explorar de forma consciente. Acima de tudo, conhecer a fauna, os animais que estão presentes aqui são importantes nesse aspecto de cuidado do meio ambiente. É uma fauna linda, carismática, que tem uma grande importância ecológica. A ideia é que as pessoas possam conhecer mais isso para que elas ajudem a proteger também”, esclarece Jeferson Luiz.
Ao longo da apresentação, ainda foi explicada as ações de Monitoramento e Acionamento realizadas pela Univali, e os objetivos das equipes em campo. Dados de Ocorrência de espécies Migratórias e do Número Ocorrências de Encalhe de animais também foram apresentados.