Tecnologia e Prevenção: escolas da Rede Municipal de Itajaí seguem rigorosamente protocolos de segurança

Tecnologia e Prevenção: escolas da Rede Municipal de Itajaí seguem rigorosamente protocolos de segurança

Após relatos de escolas brasileiras estarem sendo ameaçadas de massacre, e cidades próximas estarem vivendo este problema, que assustam não só os pais, mas o corpo docente das instituições de ensino.

Com tudo, decidimos conversar com alguma Escola da Rede Municipal de Itajaí. Quem prontamente nos atendeu, foi o Diretor da Escola Básica Professora Maria Dutra Gomes, no bairro Dom Bosco, senhor Paulo Sérgio Cabral.

Antes desta conversa, estive na escola sem me identificar, e pude observar que de fato, seguem a risca os protocolos de segurança.

A dúvida era saber como está a segurança:

  1. Controle e procedimentos para entradas e saídas,
  2. Sistemas de monitoramento;
  3. Desenvolvimento de plano de segurança;
  4. Manutenção e reforço das instalações;
  5. Porteiro escolar treinado e qualificado;
  6. Sistema de prevenção a incêndios e primeiros socorros;
  7. Engajamento e conscientização.

Após um incidente ocorrido em 2019 (sem agravantes), desenvolvemos várias medidas de segurança.

  • Porta magnética de acesso à recepção,
  • Implantamos12 câmeras de monitoramento distribuídas pela escola;
  • Colocamos Agente de Portaria (profissional treinado), das 7h às 19h.

Ninguém entra na escola sem se identificar, sem autorização. Ampliamos muito essa questão de segurança, monitoramento e controle de acesso. Hoje os pais não podem ter acesso à escola nem para pegar a criança mais cedo, quando precisa, ele aguarda na recepção e nós vamos buscar.

Temos uma boa relação com a comunidade, não sofremos vandalismo, ou ex-aluno revoltado com a escola, pelo contrário, temos muitos ex-alunos que voltam rever seus professores, muita harmonia. Qualquer sinal de que possa haver algo que não esteja dentro deste contexto, nós já chamamos para conversar, saber se esta sofrendo bullyng, se está infeliz, o quê está incomodando. Estamos sempre muito atentos, porque nós acreditamos que um aluno que não está feliz, que sofre alguma perseguição na escola, alguma intimidação ou bullyng, é um aluno que no futuro pode realmente fazer algo contra os colegas e professores.

Entrega do material da ‘Escola da Inteligência 2022’, que ocorreu semana passada. Na foto, a aluna Ana Luiza, sua mãe Lívia e o Diretor Paulo Sérgio Cabral.

Desde 2017, foi implantando o programa ‘Escola da Inteligência’ (educação socioemocional), nas escolas do Município de Itajaí. É um programa extremamente importante, trabalhamos com nossos alunos a educação socioemocional, porque um aluno só vai aprender os conteúdos se estiver emocionalmente bem, é necessário trabalhar a educação socioemocional em nossas crianças. Lidar com as frustrações, perdas, bullyng, a empatia; saber se colocar no lugar do outro, enfim… um aluno emocionalmente bem, com seu emocional equilibrado ele vai dar muito mais resultados – os conflitos serão menores as brigas serão menores. Somos privilegiados aqui, no Município de Itajaí, porque temos este programa, ele dá muito resultado, trabalha na prevenção.

Edição: Lierge Coradini

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )