Semana Mares Limpos – Mau tempo adia limpeza da orla de Penha sábado

Semana Mares Limpos – Mau tempo adia limpeza da orla de Penha sábado

A previsão de mau tempo acabou por adiar o evento da Campanha Mares Limpos da ONU em Penha. A ação aconteceria neste sábado, 21 de setembro, mas foi adiada para o próximo dia 28, sábado que vem. “Era muito arriscado fazer com aquela previsão meteorológica”, observa Ângelo Piazera Júnior, um dos organizadores do evento e coordenador do comitê gestor da Orla de Penha.

Para dia 28, está mantida a programação inicial, em que o comitê gestor programa a limpeza em sete pontos da cidade: Lagoa do Quinca Ludo e Praias Alegre, do Quilombo, Trapiche, do Cascalho, da Paciência e Vermelha, todas em Penha. A Praia Grande promove evento do gênero no dia 29 de setembro, simultaneamente ao Campeonato de Surfe que ocorrerá naquela localidade, e estas ações farão parte da Semana Mares Limpos 2019.

De acordo com Ângelo, a campanha global da ONU Meio Ambiente convida governos, indústria e cidadãos para acabar com o uso excessivo e desperdício de plásticos descartáveis e eliminar micro plásticos, as duas maiores fontes de poluição marinha. A ação integra as celebrações do 21 de setembro, dia internacional da limpeza de oceanos.

Atualmente, estima-se que mais de 8 milhões de toneladas de plástico terminam nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha, pesca e turismo, e custando pelo menos 8 bilhões de dólares em prejuízo aos ecossistemas marinhos. Entre os dias 14 e 21 de setembro de 2019 ocorre a chamada “#SemanaMaresLimpos” de Limpeza de Praias.

A metodologia de coleta de dados foi elaborada pela ONU Meio Ambiente, promotora da campanha, que enfatiza que do total de plástico já produzido pela humanidade, apenas 9% foi reciclado. Pelo menos 51 trilhões de partículas de micro plástico já estão em nossos oceanos, 500 vezes mais que o número de estrelas em nossa galáxia. Se nada for feito para mudar o ritmo atual de produção, consumo e descarte de plásticos, até 2050 os oceanos terão mais plásticos que peixes.

O comitê gestor da Orla de Penha convida a todos os moradores da região e frequentadores para, nesta nova data (dia 28), às 9h, se unir a esse esforço para manter o lixo longe dos mares. A participação é voluntária e a ação busca aumentar a consciência da população local e frequentadores sobre a importância de descartar os resíduos corretamente. Vários organismos e entidades comunitárias e ambientais locais e da região atuarão como parceiros do evento. Em 8 de junho de 2018, o Município de Penha tornou-se signatário do protocolo Mares Limpos/Oceano Sem Plástico da ONU.

Contatos com os responsáveis por localidades: Lagoa do Quimcaludo e Praia Alegre: Hubert Junior Schoegel – Cel: 99912-1355 Praia do Quilombo: Nelson Oliveira – Cel: 98841-7714 Praia do Trapiche: Cley Anderson da Silva – Cel. 98906-9984 Praia do Cascalho: Andrea Brandalise – Cel: 99746-4418 Praia da Paciência: André Costabile – Cel: 99270-5852 Praia Vermelha: Carmen Lucia Broering – Cel: 99225-1501 Praia Grande (28/09): Cley Anderson da Silva – Cel. 98906-9984.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )