Sistema de abastecimento de água de Itajaí está em fase de estabilização

Sistema de abastecimento de água de Itajaí está em fase de estabilização

O Semasa informa que o abastecimento de água potável para Itajaí e Navegantes está próximo dos 80% de recuperação neste começo de noite de segunda-feira (18). As Estações de Tratamento de Água (ETAs) São Roque e Arapongas produzem em vazão máxima, mas a distribuição ainda não alcança todos os pontos da área urbana. Ocorrências de baixa pressão e falta d’água persistem principalmente nos bairros Cabeçudas, Cordeiros, Espinheiros, Fazenda, Fazendinha, Itaipava, Praia Brava e São Vicente.

As dificuldades maiores são observadas em áreas altas, em que é necessário pressões mais elevadas para alcançar os terrenos. O mapeamento dos problemas auxiliou no planejamento de investimentos do Semasa, que adquiriu sete novas bombas de recalque (boosters) em 2023. Destes equipamentos, dois já estão melhorando a pressurização no Morro da Cruz, um no Limoeiro, um na Itaipava, um na Ressacada e um na Praia Brava. A última destas unidades será instalada amanhã (19) em Cabeçudas.

A intensa variação da pressão interna das tubulações, observada durante períodos de desabastecimento e recuperação, pode causar o arraste de resíduos metálicos, que tornam a água turva, por isso é aconselhável verificar a cor da água antes de lavar grandes quantidades de roupas. Caso a alteração não seja percebida a tempo e ocorra danos a tecidos, componentes eletrônicos ou outros bens, o consumidor deve entrar em contato com o atendimento do Semasa, presencialmente ou pelos canais telefônicos e digitais, e solicitar a abertura de um processo de ressarcimento.

Com a melhoria do nível dos principais reservatórios, o Semasa está retomando os roteiros de descargas de rede, que são os procedimentos de abertura de pontos estratégicos para limpeza dos materiais acumulados no interior das tubulações. Esse método é eficiente para impedir que a água com coloração chegue aos imóveis, mas teve que ser suspenso durante o período de maior desabastecimento por demandar água da rede. Nesta segunda-feira, estão previstas descargas na Murta, Salseiros, Cordeiros, São Vicente, Espinheiros e Santa Regina.

A economia de água continua sendo recomendada. A situação ainda não é adequada para lavações de calçadas, carros e imóveis, enchimento de piscinas, limpeza de caixas d’água e demais atividades que possam ser adiadas.

Como precaução, 24 pontos de distribuição, em 18 bairros e localidades, continuam disponibilizando água para que as pessoas possam pegar em galões, garrafas, baldes e afins. Esses reservatórios foram abastecidos por caminhões-pipa e a utilização contribui para o menor consumo diretamente da rede, o que acelera a normalização. 

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )