Sustentabilidade: Aeroporto de Navegantes implementa ações que possibilitam economia de água e energia

Sustentabilidade: Aeroporto de Navegantes implementa ações que possibilitam economia de água e energia

Reutilização de água e troca de lâmpadas são alguns dos exemplos das práticas sustentáveis

 O Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT), sob administração da CCR Aeroportos, está reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis que visam a preservação dos recursos naturais e a responsabilidade social. Com foco na redução do impacto ambiental, o aeroporto está implementando medidas em sua rotina operacional.

Uma dessas iniciativas é o sistema de reaproveitamento de água da chuva e dos drenos dos condicionadores de ar para abastecer os banheiros da área de embarque. Além de preservar os recursos hídricos, essa prática demonstra o comprometimento da infraestrutura aeroportuária em buscar soluções sustentáveis em seu dia a dia. A cada mês, aproximadamente 150m³ de água são reutilizados com esse sistema eficiente.

Outra medida adotada pelo Aeroporto de Navegantes, diz respeito às práticas sustentáveis no quartel dos bombeiros local, dentro de suas instalações. Diariamente, são realizados testes nos canhões dos caminhões, que consomem consideráveis mil litros de água a cada teste. No entanto, essa água não é desperdiçada, ela é recolhida em uma cisterna e retorna para o reservatório do caminhão, essa prática é vital para testar a operacionalidade dos equipamentos. O capitão Gustavo Costa, responsável pelos testes, destaca a importância dessas verificações diárias para garantir o pleno funcionamento dos materiais de combate a incêndios.

“Fazemos esses testes duas vezes ao dia porque são essenciais para garantir a operação adequada dos caminhões. Começamos cada turno com uma verificação completa de todos os materiais, e sem esses testes, não teríamos a certeza de que tudo está funcionando corretamente”, destaca Gustavo Costa, gerente da Seção Contra Incêndio (SESCINC).

Além disso, o aeroporto adotou medidas simples, mas impactantes, como a substituição das lâmpadas convencionais por LEDs. Essa mudança, não apenas reduz o consumo de energia, mas também prolonga a vida útil das lâmpadas, contribuindo para a eficiência energética geral do aeroporto.

“Sabemos que cada gota de água e cada watt de energia economizados fazem uma diferença significativa. Por isso, reafirmamos o nosso compromisso em adotar medidas concretas, não só reduzindo nosso impacto ambiental, mas também inspirando outros a seguir esse caminho”, conclui Sadi Peixto, gerente do Aeroporto Internacional de Navegantes.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Nestas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )