Tecnologia & Segurança

Tecnologia & Segurança

“Sensores de Segurança

 Suas características e Funcionalidades”

Equipamentos que capturam informações nas áreas, dispositivos que fazem a detecção de presenças físicas, através do calor, imagem, determinadas pressões e vibrações, gerando uma informação a uma central,na qual estiver ligado. os sensores de segurança, tem sido os “atores” principais dentro do escopo de um sistema de Segurança, em se tratando de opção para esta função.

A função primária de um sensor é capturar a presença física de pessoas e ou qualquer objeto que se movimentem em determinados espaços, fechados ou abertos, para isto, o sensor, ou conjunto de sensores devem ser compatíveis com o sistema de segurança implantando no projeto, seja ele de pequena ou grande monta. A busca por marcas de sensores que tenham tecnologias próprias e com boa reputação, são observações  que devem serseguidas, para que se possa adquirir esses equipamentos com boa procedência e haja respostas a altura daquilo que for proposto nos planos de segurança residenciais e empresariais.

      A avaliação funcional dos  sensores é efetuada através de métricas nas quais pode-se observar o comportamento das taxas de falsos alarmes e capacidade de detecção real.

Falsos alarmes podem acontecer em qualquer sistema de alarme. Devido as muitas interferências; ação eletromagnética, oscilação de energia, ruídos ou vibrações. Para que isto possa ser evitado ou minimizado, temos que observar a regulagem do sensor instalado e lermos o manual, caso não queira fazer isto, contrate um profissional qualificado para verificar.

Detecção reais dos eventos, influenciam na avaliação dos sensores, sendo uma condição importantíssima para a confiabilidade de seu uso, sendo sua tecnologia com melhor resposta com a que estiver a menor taxa de falsos alarmes e maior sensibilidade nas suas aplicações, não podendo esquecer que falsos alarmes sempre acontecerão, o que pode ser feito para evitar e minimizar, é fazer um monitoramento constante desses sensores e ajusta-los sempre que houver este tipo de evento.

Atualmente, temos diversos tipos de sensores disponíveis no mercado.Para as múltiplas aplicações dependendo do projeto,destacaremos alguns:

Sensor de abertura – Geralmente são utilizados para detectar intrusões em portas e janelas, podendo ficar incorporado ao sistema de alarme geral. O sensor de abertura mais utilizado é o sensor de campo magnético.

    Sensor Infravermelho Passivo (IVP) – Seu funcionamento é pela detecção de calor irradiado no local que está instalado e refletido pelos corpos. O Infravermelho capturado através de um lente chamada de lente de Fresnel, seu ângulo de detecção geralmente é de 110°, a observação importante relativa a este sensor, é que, este sensor funciona através de temperatura, caso a temperatura local seja de 37°, que é a temperatura do corpo humano, ele poderá não  detectar, pois não haverá diferença térmica, para isto existe uma regulagem no sensor para que isto seja evitado. Existe a versão pet desses sensores para que tem animais no ambiente.

Sensor com dupla tecnologia –  Associa as tecnologias IVP (Infravermelho passiva) e MO (micro ondas), são utilizados em locais onde as temperaturas variam muito, podem ser ajustados para funcionamento com somente IVP ou MO e as duas ao mesmo tempo.

   Sensor quebra de vidro – Utilizado em vitrines.ou em locais com muitos vidros incorporado na arquitetura para delimitar as áreas internas. Este tipo de sensor funciona através de microfones para captura de som

   Sensor de vibração e sísmico – Colocado para evitar a intrusão através de paredes, lajes, muros ou pisos, este sensor poderá ser instalado, seu funcionamento é através das informações que transformam vibrações mecânicas em elétricas, existe uma conversão. Geralmente instalado em cofres de bancos e joalherias.

   Câmera – A câmera, se tornou uma “vedete”no sistema de segurança, devido a sua grande importância e versatilidade na utilização, na próxima matéria destacaremos somente o uso desse equipamento quem vem revolucionando o mercado dos sensores.

Considerações

Os cuidados e a atenção que devemos ter com os sensores e qualquer outro tipo de equipamento, é o zelo e a sua manutenção.  Medidas preventivas, como limpezas e  testes são fundamentais para a sua vida útil e assertividade nos momentos em que forem exigidas as suas performances.

Muitas pessoas optam em comprar e instalar os seus próprios sistemas de segurança, não são todos que detém o conhecimento teórico e prático necessários  para executar uma boa instalação e obter os resultados esperados. Podendo sofrer acidentes, perda de equipamento, má instalação e uso inadequado que poderá colocar o patrimônio em risco, por isto, a melhor decisão a ser tomada é contratar profissionais qualificados para execução deste tipo de serviço, cito isto, porque muitas vezes as pessoas optam pelo barato, com isto tem acontecido alguns acidentes que poderiam ser evitados e o famoso barato, poderá sair bem caro.

Por: Afonso Santos  

Gestor de Segurança Privada e Portuária – Militar da Marinha

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )