Tráfego Aquaviário

Tráfego Aquaviário

Porto de Itajaí implanta moderno sistema de monitoramento oceanográfico e meteorológico para dar segurança ao tráfego aquaviário.

Implantação, operação e manutenção ficarão a cargo de consórcio formado pelas empresas Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental Ltda., Sináutica Projetos e Serviços de Sinalização Náutica Ltda., Rio Interport Consult Engenharia Ltda., Construtora AJM Eireli EPP.

O monitoramento detalhado e em tempo real dos parâmetros de apoio a uma navegação segura na foz do rio Itajaí-Açu é imprescindível para o bom funcionamento do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes (SC). Visando melhorar as condições de segurança da navegação no canal de acesso do rio Itajaí-Açu a Superintendência do Porto contratou um sistema capaz de gerar dados em tempo real que auxiliam com precisão as operações no Complexo Portuário e, também, dão suporte a gestão de tomada de decisão nos procedimentos operacionais.

O novo sistema SIMPORT Itajaí, desenvolvido pelo Grupo ACQUAPLAN, de Santa Catarina, monitora e informa os usuários em tempo real sobre as condições oceanográficas que implicam nas variações do mar (ondas, correntes e nível da água) e afetam diretamente a entrada e saída de navios na barra do rio Itajaí-Açu. Monitorar essas variações tem importância fundamental no planejamento e na execução das manobras portuárias (atracação, desatracação e navegabilidade), auxiliando a praticagem local na navegação e manobras de navios.

O SIMPORT Itajaí é composto por três ADCPs (Acoustic Doppler Current Profiler), um ondógrafo, um marégrafo e três estações meteorológicas instalados em locais estratégicos. Através deste sistema, as condições ambientais são disponibilizadas aos interessados via internet, em tempo real, praticamente de forma instantânea.

O sistema opera com uma central de controle onde as observações são avaliadas constantemente por oceanógrafos especializados em hidrodinâmica. Todos os dados coletados são enviados à central de controle, através de ondas de rádio e celular (GPRS). Os dados recebidos em tempo real são avaliados constantemente e possibilitam que a equipe que opera o SIMPORT Itajaí verifique, por exemplo, por telemetria, as condições de bateria e inclinação do equipamento, entre outros parâmetros.

A qualidade e a confiabilidade dos dados são monitoradas em tempo real, seguindo padrões internacionais. São realizadas manutenções periódicas em todo o conjunto de equipamentos, garantindo assim a confiabilidade dos dados e a funcionalidade de todo o sistema.

Para mais informações acesse: www.simport.com.br

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )