Uso de tecnologias pelo Semasa será apresentado em congresso global sobre saneamento

Uso de tecnologias pelo Semasa será apresentado em congresso global sobre saneamento

O diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro sanitarista Victor Silvestre, foi convidado pela London Business Conferences Group, do Reino Unido, para ser um dos palestrantes do Congresso Mundial de Inovação e Inteligência Artificial em Sistemas de Abastecimento de Água 2021 (Global Water Artificial Intelligence Data Usage Innovation Congress 2021). O profissional será o único representante do Brasil no evento, a ser realizado nos dias 27 e 28 de abril. A palestra, ministrada em inglês, terá 35 minutos de duração e será aberta para perguntas dos participantes. Em função das medidas de restrição da pandemia, o evento ocorrerá on-line.

Além de Itajaí, representantes de companhias de saneamento de Madri (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Porto (Portugal), Manila (Filipinas) e pelo menos cinco companhias do Reino Unido, entre elas uma escocesa, já estão confirmados como palestrantes.

Os conferencistas mostrarão experiências no uso de tecnologia de dados e inteligência artificial na gestão e operação de sistemas de distribuição de água.  A temática abordada pelo engenheiro do Semasa está relacionada com as formas de maximizar os dados através da tecnologia, para gerenciar a rede de abastecimento.

“No Semasa temos atuado fortemente na modernização do sistema de abastecimento de água, com uso de tecnologias que nos permitem monitorar a operação e os problemas, remotamente, através de um sistema combinado de rádio e fibra óptica que subsidia o sistema de telemetria. Esse é um dos trabalhos que serão apresentados na conferência global”, diz o diretor.

O sistema de controle de telemetria do Semasa funciona de duas maneiras. Uma delas monitora a distribuição de água, identifica falhas e opera o sistema de bombeamento a distância, com apoio de operadores. A autarquia também utiliza sistemas combinados com o apoio de programação, que atuam no bombeamento de água, de forma automática, sem o auxílio humano.

Isso significa que o software identifica automaticamente as leituras de pressão no sistema e controla o bombeamento de água para que os níveis de pressão estabelecidos sejam mantidos até o consumidor. Com isso o Semasa consegue agir mais rapidamente em casos de vazamento, além de regular melhor a pressão, evitando perdas e possibilitando uma melhor prestação de serviço.

Após a realização do evento, o conteúdo ministrado será disponibilizado no site do Semasa. “É uma honra receber este reconhecimento e poder representar Itajaí e a autarquia em um congresso mundial, na presença de profissionais de diversas partes do mundo, para mostrar o que temos feito para aprimorar o saneamento e consequentemente a vida das pessoas”, completa Silvestre.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )