Número de recuperações judiciais aumenta 7,6% em agosto de 2019
Falta de dinamismo econômico continua atuando negativamente no fluxo de caixa das empresas.
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, foram feitos 142 pedidos de recuperação judicial em agosto/19, um aumento de 7,6% no comparativo com o mesmo mês em 2018 (132 pedidos). Na relação com julho deste ano, quando foram feitas 172 requisições, o índice apresentou queda de 19,3%. No acumulado dos primeiros oito meses de 2019, na comparação com o mesmo período do ano anterior, a redução foi de 4,7%, com 936 pedidos.
As micro e pequenas empresas continuam liderando os pedidos de recuperação judicial no mês analisado, representando 66,1% do total (94 pedidos), seguidas pelas médias e grandes empresas, com 24 pedidos cada uma (representatividade de 16,9% cada). De janeiro a agosto de 2019, as micro e pequenas empresas representaram 61,2% pedidos, seguidas pelas médias (21,9%) e grandes (16,8%) – total de 573 pedidos, sendo 205 e 158 respectivamente.
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a falta de dinamismo econômico continua atuando negativamente no fluxo de caixa das empresas que, por consequência, elevam seus níveis de inadimplência e de insolvência. “Além disso, a alta de 6,3% na cotação média da taxa cambial em agosto, afetando custos, pode ter agravado tal situação financeira das empresas”, sinaliza Rabi.
Pedidos de falências caem 18,3%
Em agosto/19, foram feitos 125 pedidos de falências, queda de 18,3% no comparativo com o mesmo mês do ano anterior. A análise mensal mostrou redução de 26,9% nos requerimentos, um total de 125 contra 171 pedidos em julho/19.
Na verificação mensal de agosto, as micro e pequenas empresas ficaram na frente, representando 56,8% das 125 solicitações (71), seguida pelas grandes empresas com uma parcela de 24,8% (31) e, por fim, as médias empresas com 18,4% (23) dos requerimentos.
De janeiro a agosto deste ano, foram realizados 974 pedidos de falência em todo o País, um ligeiro aumento de 0,8% em relação aos 966 efetuados durante o mesmo período em 2018. Do total de pedidos durante os oito meses de 2019, 506 foram realizados por parte das micro e pequenas empresas, seguidas pelas médias com 238 e as grandes com 230 requerimentos.
*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:
Legenda:
Recuperação Requerida: Quando a empresa entra com o pedido de recuperação em juízo, acompanhado da documentação prevista em lei, e que será analisado pelo juiz. Neste momento, verificará se o pedido poderá ser aceito.
Recuperação Deferida: A documentação foi analisada pelo juiz e está correta e o pedido pode prosseguir para a próxima etapa, que será a apresentação do plano de recuperação, mas isso não significa que a recuperação será concedida.
Recuperação Concedida: Uma vez que passou por todos os passos e cumpridas as exigências de lei, foi acatado o pedido, quando a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano.
A série histórica deste indicador está disponível em: www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br