“Amazônia Mundi”: abre visitação para escolas de Santa Catarina

“Amazônia Mundi”: abre visitação para escolas de Santa Catarina

Exposição, localizada em Balneário Camboriú, está com agendamento de visitas aberto até o dia 7 de abril. Mostra cultural terá programação especial de 22 de abril (dia da terra) até 5 de junho (dia do meio ambiente).

A exposição “Amazônia Mundi”, patrocinada pelo Grupo Amazon Parques & Resorts conhecido pelo empreendimento de multipropriedade e parque temático em Penha (SC), está com agendamento aberto para escolas interessadas em participar da programação especial que será realizada entre os dias 22 de abril (Dia da Terra) e 5 de junho (Dia do Meio Ambiente).

Podem participar das atividades alunos de escolas públicas e privadas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de Santa Catarina. A exposição receberá até duas turmas por período (matutino e vespertino), totalizando 140 vagas por dia, sempre às terças, quartas e quintas-feiras. A visitação guiada dura em torno de 30 minutos, mas a programação indicada para escolas inclui atividades educativas totalizando 1h de duração.

No local, as crianças terão contato com a cultura amazônica e sua biodiversidade através de fotografias, texturas, sons, cores e aromas. Irão conhecer e manusear sementes de iguarias ligadas à Amazônia como cuiarana, olho-de-boi, tento vermelho e caroços de tucumã. Também poderão sentir a textura da onça-parda (sussuarana), papagaio anacã, iguana e boto-cor-de-rosa, além de verem de perto artesanatos como colares, brincos e pulseiras feitos com matérias-primas encontradas no Norte do país.

CONHECIMENTO SOBRE ARTE RUPESTRE

Além das vivências com os materiais amazônicos, a mostra traz informações sobre a questão climática e a importância da Amazônia como regulação climática e dá especial ênfase para a Amazônia enquanto região habitada, incluindo como destaque a instalação “Arte Rupestre”, com conteúdo da pesquisadora e arqueóloga Edithe Pereira, do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Há 40 anos atuando como arqueóloga, Edithe é uma das mulheres pioneiras na arte rupestre na Amazônia, além de disseminadora desta cultura no cenário internacional. “Hoje temos conhecimento da história da humanidade com base nos colonizadores, mas os arqueólogos mostram um passado que, muitas vezes, se quer encobrir o que realmente aconteceu. A Caverna da Pedra Pintada, em Monte Alegre no Pará, por exemplo, tem grafismos de mais de 12 mil anos, de diferentes grupos, com base em estilos de pinturas diferentes”, comenta Edithe.

Para o diretor de filmes Adriano Espínola Filho, responsável pela criação da experiência interativa em realidade virtual da gruta de Monte Alegre, presente na exposição Amazônia Mundi, o uso desta tecnologia auxilia na disseminação de conhecimento. “A importância está em divulgar descobertas fundamentais para entender a presença humana no continente americano. O público em geral muitas vezes não tem acesso a essa riqueza arqueológica da região Amazônica”, afirma Adriano.

“Como você vive sem conhecer o seu passado? Se você não tem referência de sua ancestralidade você não sabe como se posicionar no mundo de hoje”, comenta Edithe. “A tecnologia permite que, de longe, as pessoas tenham uma experiência incrível dentro de uma caverna na região amazônica. É uma forma de apresentar o conhecimento acadêmico de forma lúdica e de se apropriar desse conhecimento”.

O agendamento deve ser feito até o dia 7 de abril pelo e-mail para [email protected]. As vagas são limitadas. A visita monitorada de estudantes, neste período, terá o custo especial de R$ 10 por criança ou adolescente. Também há opção de visitas monitoradas com oficinas inclusas pelo valor de R$ 25 por criança ou adolescente. Já para os professores e orientadores que acompanham as turmas, não haverá cobrança de ingresso. A exposição “Amazônia Mundi” fica localizada na Avenida Normando Tedesco, esquina com a Rua 4300, na Barra Sul.

A exposição permanece aberta de terça a domino para a visitação de público em geral que pode adquirir o ingresso pela plataforma Sympla ou inscrever-se pelo site: https://www.penha.amazonfunparks.com/

Sobre a Amazon Parques & Resorts

Fundada em 2020, a Amazon Parques & Resorts é patrocinadora da exposição “Amazônia Mundi” de Balneário Camboriú (SC) e atua na implementação de empreendimentos imobiliários desenhados para o entretenimento, bem-estar e hotelaria alinhados às novas práticas do mundo contemporâneo consciente. Atua com a comercialização imobiliária e de multipropriedade com conceito de parque temático e arquitetura sustentável, proporcionando entretenimento de qualidade e fortalecendo iniciativas de comunidades na Amazônia.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )