Assistência Social lança campanha “Não dê Esmola”: Uma vida Merece Mais

Assistência Social lança campanha “Não dê Esmola”: Uma vida Merece Mais

Orientação é encaminhar moradores de rua para o CRAS.

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Balneário Piçarras lançou a campanha “Não dê Esmola: Uma Vida Merece Mais”. A campanha é para que você e as pessoas que estão ao seu redor possam ajudar aos que têm muita necessidade. Necessidades sociais, materiais, financeiras, de trabalho, e, muitas vezes, até de documentação. Você é muito importante neste movimento.

Você pode se sentir muito bem, pessoalmente, por dar algum dinheiro a alguém. Uma moeda ou duas talvez não vá fazer diferença na sua vida, mas será uma forma de você estimular uma pessoa a ficar ali a sobreviver da mendicância. Dessa maneira, no dia seguinte, quando você passar por ali novamente, ela estará lá! Talvez, por muito tempo, até quando ela possa chegar àquele ponto de pedido, ela sempre estará lá. E quem a deixa naquela situação é a sua própria condição de vida: a esmola, as poucas moedas que se acumulam no fim de um dia.

A esmola faz com que a pessoa nunca se supere, nunca saia do lugar, nunca consiga sua liberdade. Esmola é uma forma de prisão, de subordinação, de dependência. Você pode até se sentir intimamente bem, mas não vai permitir o próprio crescimento e conquistas para aquela pessoa.

Ao invés de dar esmolas, encaminhe as pessoas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que é o local que tem o dever de receber, cuidar e orientar as pessoas em suas necessidades de saúde, de alimentação, de vestimentas e, especialmente, de seus direitos.

No CRAS as pessoas que precisam serão, em primeiro lugar, acolhidas e cuidadas. Feito o acolhimento e os primeiros cuidados, elas receberão orientações para atendimento em saúde e receberão os medicamentos necessários. Serão alimentadas e, de acordo com a legislação, receberão orientações sobre seus direitos.

Há muitos passos a dar. Cada pessoa que necessitar dos nossos serviços poderá ser encaminhada para trabalho, para formação em educação, para o ambiente de suas famílias. A esmola tira tudo isso como possibilidades dos que mais precisam e que muitas vezes não sabem como acessar.

CRAS Centro
Telefone/Whats: 3345-3066
Endereço: Avenida Emanuel Pinto, 595 – Centro
E-mail: [email protected]

CRAS Itacolomi
Telefone/Whats: 3345-2949
Endereço: Rua 4000 – João Holz, 135 – Itacolomi
E-mail: [email protected]

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )