Balneário Piçarras vai realizar fumacê contra a dengue na próxima segunda-feira, 29

Balneário Piçarras vai realizar fumacê contra a dengue na próxima segunda-feira, 29

Iniciativa vai acontecer no bairro Itacolomi, onde o enfrentamento do mosquito é mais crítico

O Programa de Controle e Combate à Dengue de Balneário Piçarras vai contar com a colaboração do Governo do Estado de Santa Catarina em uma medida preventiva contra o mosquito Aedes aegypti. Um fumacê será realizado na próxima segunda-feira, 29, no bairro Itacolomi, a partir das 4h da manhã.

Devido ao aumento das chuvas no mês de janeiro, aliado ao aumento das temperaturas, a proliferação do mosquito transmissor da dengue aumentou. O bairro Itacolomi enfrenta a situação mais crítica, seguido dos bairros Nossa Senhora da Paz e Centro.

A ação será realizada com veículos da Secretaria de Saúde e do Governo do Estado. Os profissionais indicam que portas e janelas sejam abertas no momento do fumacê. Também é indicado proteger pássaros de estimação e criações de abelhas contra a fumaça. A ação não será prejudicial a outros animais. Em caso de chuva, o fumacê será cancelado.

Em 2024, a equipe municipal já realizou dois fumacê de menor escala no bairro Itacolomi, nos dias 3 e 8 de janeiro. Desde o início do ano, 33 pessoas receberam diagnóstico positivo de dengue e a equipe registrou 72 focos do Aedes aegypti.

Foram realizados 87 bloqueios de transmissão, que consistem na aplicação de veneno em um raio de 150 metros do local onde o foco positivo foi registrado Os servidores do Programa de Controle e Combate à Dengue atuam diariamente no monitoramento de 143 armadilhas e 46 pontos estratégicos.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )