Campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher” começa segunda-feira
Com o intuito de combater e chamar a atenção da sociedade para o número alarmante de agressões cometidas contra mulheres, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMUM) de Balneário Camboriú aderiu a Campanha Internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, da ONU. As ações em diversas cidades do país iniciarão na próxima segunda-feira (20). De acordo com dados de uma pesquisa do Datafolha, cerca de 503 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora em 2016, sendo 25% brancas, 31% pardas e 32% negras. Para destacar a dupla discriminação enfrentada pelas mulheres negras, no Brasil a campanha terá início no dia 20, em que também é comemorado o Dia da Consciência Negra, enquanto no restante do mundo as atividades iniciam no dia 25. Em Balneário Camboriú diversas ações movimentarão a comunidade até o início de dezembro. Confira a programação completa abaixo:
20/11 – Abertura 19h: Dia da Consciência Negra
Sessão de cinema
Filme: Assim que abro meus olhos
Após o filme será realizada uma roda de conversa para debater os avanços e desafios da mulher no Brasil, especialmente na região.
Local: Sesc
22/11 – 14h: Acolhida a Mulher Idosa
Apresentações culturais em virtude do dia da consciência negra e exposição de artesanato do Quilombo.
Local: Secretaria da Pessoa Idosa
25/11 – 9h: Dia de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
Ato público com apresentações culturais, rodas de capoeira, colocação de cruzes na orla da praia para destacar o grande número de feminicídios no Brasil.
Local: Praça Almirante Tamandaré
02/12 – 10h: Arte e resistência: Encontro com artistas
Conselheiras do COMUM montarão uma barraca para distribuir material informativo e fazer abordagens para conscientizar a população sobre os diversos tipos de violência contra mulher. Artistas também irão cantar e declamar.
Local: Praça da Cultura
06/12 – 08h: IV Conferência Municipal dos Direitos da Mulher e Fórum de Mulheres
Tema: “Balneário Mulher: um olhar para a (in)visibilidade”
Neste dia também será escolhido as novas entidades que irão compor o COMUM na gestão 2017/2019.
Local: Câmara de Vereadores