Deputada Paulinha destaca importância do Programa Defesa Civil na Escola para a segurança escolar

Deputada Paulinha destaca importância do Programa Defesa Civil na Escola para a segurança escolar

A Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi palco da comemoração de 10 anos do Programa Defesa Civil na Escola. A celebração incluiu a abertura da exposição dedicada ao projeto na terça-feira (14) com livros, materiais didáticos e documentos usados no projeto ao longo da última década.

A deputada Paulinha participou da solenidade e parabenizou a equipe da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil pela dedicação em realizar o programa e ampliar para mais escolas. Além disso, reforçou que o programa tem muita relação com a segurança escolar: tanto porque os estudantes aprendem a seguir protocolos em casos de eventos extremos quanto pelos valores que são ensinados.

“Esse é um programa extraordinário que ajuda a construir cidadania, que acolhe as crianças e as conduz para lidar com situações de desastre. E também traz uma série de valores importantes para a formação das pessoas, como o civismo, o trabalho em equipe e o respeito ao próximo. Temos que reconhecer e agradecer pelo trabalho feito pelos técnicos da Defesa Civil”.

Paulinha reforça que a segurança e paz nas escolas se tornou uma missão pessoal após a tragédia na creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, onde quatro crianças morreram. Ela integra a coordenação do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg), que inclui mais de 20 entidades para elaboração de um plano com ações para combater a violência escolar em Santa Catarina.

Mais de 38 mil estudantes no programa

O Programa Defesa Civil na Escola, inédito no Brasil, pretende capacitar professores e estudantes para atuarem de forma compartilhada na gestão de riscos e desastres. Desde o início, quando era um projeto piloto em poucas escolas catarinenses, o programa já impactou mais de 38 mil alunos em 209 municípios, envolvendo 643 escolas e 625 professores.

Os valores do programa incluem formar cidadãos capazes de lidar com situações de risco, evitando perdas materiais e, acima de tudo, protegendo vidas. A comemoração dos 10 anos do Programa Defesa Civil na Escola continuará com a Mostra Cultural, que segue na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho até o dia 23 de novembro.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )