“Dicas de Saúde com Dr. Rodrigo Caseca”: Coronavírus x Influenza

“Dicas de Saúde com Dr. Rodrigo Caseca”: Coronavírus x Influenza

Nas últimas semanas, estamos vivenciando uma explosão de quadros gripais, principalmente depois das festas de fim de ano. Afinal, quem não conhece alguém que não está com uma dor de garganta ou com o nariz escorrendo?


Muitos pacientes chegam no consultório culpando o ar-condicionado dos últimos dias, ou até mesmo o vento que pegou na praia. Mas a verdade é que infelizmente, muitos desses pacientes, ao realizarem testes, estão apresentando resultados positivos para COVID e/ou influenza.

Tanto o coronavírus, quanto o influenza, são vírus, de famílias diferentes, mas que causam infecções nas vias aéreas superiores, e assim apresentam sintomas bastante semelhantes. Nas duas doenças, os pacientes podem apresentar sintomas graves, e até mesmo, serem assintomáticos, ou seja, não apresentarem nenhum sintoma e mesmo assim transmitir as doenças.

Quais sintomas são comuns nas duas doenças?


Ambas podem apresentar febre e/ou calafrios, tosse, falta de ar, cansaço, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça e enjoo.
Um sintoma que ainda acaba sendo muito característico da COVID é a alteração de olfato e paladar. Outra questão importante é que na COVID temos a piora do quadro por volta do quinto/sétimo dia. Já na gripe, causada pelo influenza, os sintomas já começam mais fortes.

E como diferenciar?

Como vimos, os sintomas são diversos e bastante semelhantes, tornando o diagnóstico difícil sem o auxílio de exames de laboratório para identificar o agente causador. Exames de PCR (que podem demorar de 1 a 3 dias para ficarem prontos) são exames considerados padrão ouro, ou seja, os mais indicados. Podemos fazer uso de exames mais rápidos, como a pesquisa de antígeno viral (os chamados testes rápidos), nos quais temos o resultado em algumas horas e são realizados tanto em laboratórios quanto farmácias.

A grande dica diante de um quadro semelhante ao descrito, é procurar atendimento médico o mais precoce possível, fazer isolamento social e testar quanto antes, impedindo assim a transmissão e o desenvolvimento de novos casos.
Na MedCal, dispomos de uma equipe de otorrinolaringologistas de segunda a sexta-feira, justamente para proporcionar um diagnóstico mais rápido e seguro, evitando assim a sobrecarga nos serviços de emergência, deixando esta apenas para os casos mais graves.

Dr. Rodrigo Caseca – Otorrinolaringologista e Cirurgião Facial
CRMSC 18.970 RQE 20.829
Instagram: @ouvidonarizgarganta
Balneário Camboriú – MedCal Saúde: Miguel Matte, 410 – (47)3363-6066
Florianópolis – COF: Av. Mauro Ramos, 1612 – (48) 3229-2829
.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )