Fabiano lota Alesc de trabalhadores em defesa da Casan pública, fortalecida e eficiente

O deputado Fabiano da Luz (PT) abriu espaço para os trabalhadores e representantes da Companha Catarinense de Águas e Saneamento, na Assembleia Legislativa (Alesc), se manifestarem e conversarem com os deputados para a defesa da Casan pública e eficiente.

Fabiano defendeu que o governo do Estado olhe para a Casan com investimentos em estrutura, infraestrutura e em quadro de pessoal para torná-la uma referência nacional.

“O governo não faz os investimentos necessários na empresa. É claro que isso vai no caminho da privatização”, ressaltou. Segundo ele, a privatização de serviços públicos visa apenas ao lucro, sem preocupação com o atendimento à população.

O deputado garantiu que os trabalhadores não estão sozinhos e que grande parte dos deputados comungam da ideia de fortalecimento da empresa. “A Casan é nossa, é de todos os catarinenses e vai se manter pública.”

Perfil da companhia

O representante dos trabalhadores da companhia, Haneron Victor Marcos, destacou, na Tribuna da Alesc, que a Casan atende a 194 municípios catarinenses, o que representa 40% da população do Estado. Atua em um setor chamado de “monopólio natural”, no qual o consumidor não consegue escolher qual empresa contratar e não há concorrência de mercado.

“Então, seria um setor para atuação do Estado a fim de garantir um serviço de qualidade no fornecimento de água, considerada um direito humano.”

O ato, articulado pelo Sintaema em conjunto com o mandato do deputado Fabiano e os sindicatos que representam os trabalhadores da empresa (Senge, Sindalex, Saesc, Sintec, Sindecon, Sindiquímica, Sinsesc e Intersindical), reuniu mais de 500 pessoas, trabalhadores, representantes sindicais e apoiadores para reforçar a luta contra a privatização da empresa.Foto: Luca Gebara

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )