
Feirão Emprega+ contabiliza mais de 1,3 mil encaminhamentos e contratações
“Eu vim fazer a entrevista no Feirão aqui na escola Dom Afonso Niehues e já saí empregada, graças à Deus! Tô muito feliz, porque faz três meses que estou procurando um emprego, e consegui aqui no Feirão”, comenta com alegria Vitória Rafaela, jovem natural do Sergipe que mora em Itajaí há três anos. Ela foi uma das 1,3 mil pessoas que conquistaram um encaminhamento ou foram contratadas durante o Feirão Emprega+ Itajaí realizado nesse sábado (30) no bairro Cordeiros.
Cerca de 1,4 mil vagas de emprego foram disponibilizadas à comunidade por meio de 24 empresas e instituições parceiras do programa, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Ao todo, 1,5 mil pessoas visitaram o Feirão entre 9h e 15h30. Mais cedo, entre 8h e 9h de sábado, uma oficina de qualificação sobre currículos foi realizada na Paróquia São Cristóvão, em frente à Escola de Educação Básica Dom Afonso Niehues, onde servidores, empresas e candidatos foram muito bem recebidos.
O número de contratações ainda está sendo contabilizado pela pasta e as empresas parceiras, uma vez que a efetivação de algumas admissões requer trâmites burocráticos os quais devem ser realizados pelos candidatos ao longo dos próximos dias. Além da possibilidade de deixar o local empregados, os participantes tiveram acesso a inscrições e pré-inscrições em cursos de qualificação e profissionalização, atividades lúdicas e atendimento do Balcão da Cidadania, da Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI).
No estande da CVI, mais de 200 pessoas procuraram serviços como agendamento para emissão de carteira de identidade, emissão de certidões e informações sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE), Gabriela Kelm, lembra que a primeira edição do Emprega+ foi realizada na Prefeitura de Itajaí. “Agora, o objetivo da SDE é levar o atendimento do Feirão até os bairros, para atender a demanda local e aproximar este serviço da comunidade”, ressalta Gabriela.
O diretor Marcos Pessatti, também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, destaca que o Feirão foi muito bem recebido pela comunidade, que apoiou e participou das ações. Pessatti conta que “as pessoas buscam o Emprega+ independente de onde ele vá ocorrer, isso nos mostra o quão importante são estes eventos. A SDE está atuando para trazer cada vez mais inovação e parcerias ao Feirão”.
Uma novidade desta edição foi a disponibilidade de consulta das vagas diretamente no site do Balcão de Empregos de Itajaí. Ainda, a SDE iniciou o cadastramento de interessados em participar dos cursos gratuitos que serão oferecidos em breve através do programa municipal Qualifica+. Instituições como o SEST/SENAT, por exemplo, também ofertaram capacitações gratuitas aos participantes.
“Temos cursos e qualificações que visam a empregabilidade, para ajudar no desenvolvimento das empresas. Todos os cursos que oferecemos são gratuitos, voltados ao setor de transporte e logística”, detalha Nadiesca Azeredo, gestora operacional do SEST/SENAT Itajaí. Ela observa que a realização dos feirões em bairros ajuda a aproximar empresas e conectar candidatos, favorecendo a geração de emprego e renda no município.