Florianópolis lidera ranking de ciclovias e ciclofaixas por habitante

Levantamento da Aliança Bike aponta que Capital superou a marca de 22km de malhas cicloviárias a cada 100 mil habitantes.

Florianópolis é a capital brasileira que ocupa o primeiro lugar no ranking de ciclovias e ciclofaixas por habitante.

O monitoramento realizado entre 2022 e 2023, pela Aliança Bike, demonstrou que o município disponibiliza mais de 22km de ciclovias e ciclofaixas a cada 100 mil habitantes.

O dado é mais uma amostra do crescimento significativo do espaço cicloviário na Capital a partir de ações da Prefeitura de Florianópolis

No levantamento, a princípio, Florianópolis ficou na frente de cidades como Brasília, com 21,79 km a cada 100 mil habitantes, e Palmas, com 20,48 km a cada 100 mil habitantes.

Antes de tudo, o ranking colocou a Capital catarinense entre as 10 com a maior rede de ciclovias e ciclofaixa.

Os dados podem ser acessados pelo link https://aliancabike.org.br/cicloviasnascapitais23/.

Atualmente, Florianópolis conta com mais de 224 km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e espaços compartilhados, e o objetivo do Município é aumentar esse número.

A fim de expandir os locais seguros para ciclos, o programa Mais Pedal atua na promoção da mobilidade urbana sustentável, em conjunto com a comissão Pró-Bici, sobretudo, ampliará o canal de diálogo entre poder público e cicloativistas.

Além disso, o Município lançou no último mês a primeira edição do Manual de Projeto e Execução do Espaço Cicloviário, que funciona como guia e modelo para a execução de novas estruturas cicloviárias.

Mais informações da malha cicloviária de Florianópolis podem ser encontradas no site do bit.ly/maispedal.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )