Furacão Delta recupera força depois de passar pelo México e segue em direção aos EUA

Furacão Delta recupera força depois de passar pelo México e segue em direção aos EUA

O furacão Delta recuperou força na madrugada desta quinta-feira ao subir para a categoria 2 na escala Saffir-Simpson (até 5), enquanto se aproxima dos Estados Unidos, depois de afetar a península de Yucatán, no leste do México.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, informou às 6H00 GMT (3H00 de Brasília) que o fenômeno estava a 780 quilômetros de Louisiana, com ventos máximos de 150 km/h e deslocamento a 28km/h sobre o Golfo do México.

Delta deve ganhar força e virar um furacão “maior” na quinta-feira à noite ou madrugada de sexta-feira, segundo o NHC.

Um furacão é considerado maior a partir da categoria 3. Os estados americanos da Louisiana, Mississippi e Alabama estavam em alerta.

Delta, que chegou à categoria 4, tocou o solo como furacão de categoria 2 na quarta-feira em Puerto Morelos, perto de Cancún, e retornou à tarde ao mar enfraquecido e como categoria 1.

Em sua passagem pelo estado mexicano de Quintana Roo, onde se localiza Cancún, provocou chuvas, ruas inundadas, cortes de energia elétrica e derrubou árvores, mas sem vítimas.

– Férias arruinadas –

Militares e funcionários da Defesa Civil recolheram troncos de árvores e outros destroços. A população ajudava a desbloquear vias. No total, foram mobilizados 6,5 mil militares em Yucatán e Quintana Roo para auxiliar as comunidades afetadas. Além destas regiões, as chuvas se estendiam aos estados vizinhos de Campeche e Tabasco, segundo autoridades.Placas derrubadas pela passagem do furacão por Puerto Morelos, estado de Quintana Roo.

Cerca de 41.000 turistas foram retirados de seus hotéis na terça-feira e levados para refúgios nos balneários de Cancún, Puerto Morelos e Isla Mujeres, segundo Roberto Cintrón, presidente da associação hoteleira local. Destes, 85% são mexicanos e o restante estrangeiros, principalmente americanos.

“Estávamos com 35% de nossa capacidade. Para prevenir o contágio da covid-19, nos refúgios foram tomadas as mesmas medidas que nos hotéis, como uso de álcool em gel e máscaras”, acrescentou Cintrón.

Em Cancún, principal destino turístico do México, mais de 160 albergues foram habilitados.

“Foi horrível, sentia que, a qualquer momento, uma janela seria arrancada”, contou à AFP a turista Patricia Escamilla, 54, em um abrigo.

– Recorde de ciclones –

Durante boa parte da quarta-feira, as ruas de Cancún ficaram desertas. Algumas lojas reabriram, após permanecerem fechadas desde a tarde de terça-feira.

No fim de semana, a tempestade tropical Gamma e outra frente fria provocaram intensas chuvas em grande parte da região, com um saldo de seis mortos e cerca de 600.000 afetados no sul e sudeste do México. Esta situação representa um novo golpe para o Caribe mexicano, principal destino turístico do México, que observou uma queda dramática na chegada de visitantes devido à pandemia.

O turismo representa mais de 8% do PIB do México, o quarto país do mundo mais enlutado pelo coronavírus com 82.348 mortes e 794.608 casos confirmados.O furacão Delta

Os balneários do Caribe mexicano não são atingidos por um grande furacão desde 2005, quando o Wilma, de categoria 4, chegou à terra também em outubro. Porém, devido ao seu deslocamento lento, ficou praticamente parado por quase 72 horas entre Cozumel e Cancún.

O Delta é a 26ª tormenta da atual temporada no Atlântico, em que vários recordes foram quebrados. A lista de nomes previstos para os ciclones se esgotou e os meteorologistas passaram a identificá-los com o alfabeto grego.

Foto: Turista fala ao telefone do lado de fora de abrigo, após a passagem do Delta por Cancún.

AFP / PEDRO PARDO

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )