Juscelino Filho: o que desejamos é levar inclusão digital e reduzir desigualdades

Juscelino Filho: o que desejamos é levar inclusão digital e reduzir desigualdades

Titular das Comunicações foi o convidado do “Bom dia, Ministro” desta quarta-feira e detalhou as ações que promovem a inclusão digital em todo o país

O ministro Juscelino Filho, das Comunicações, participou do programa “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 19 de fevereiro, e atualizou o andamento de várias ações da pasta. Durante a entrevista, ele abordou temas como a taxação das big techs, a implementação do 5G, o avanço da TV 3.0, além dos programas Norte Conectado e Computadores para Inclusão.

“Um tema que está no centro de todas as ações que estamos atuando no ministério é justamente o resultado final que desejamos, que é essa inclusão digital, é olhar para aqueles brasileiros que de alguma forma ainda estão desassistidos, que ainda não têm acesso, é reduzir desigualdade”

Juscelino Filho
Ministro das Comunicações

A inclusão digital é uma das agendas prioritárias do Governo Federal, com programas que ampliam o acesso à conectividade em diversas regiões do país. Nesse sentido, o ministro Juscelino Filho destacou alguns programas do ministério que atuam de forma interligada.

“Um tema que está no centro de todas as ações que estamos atuando no ministério é justamente o resultado final que desejamos, que é essa inclusão digital, é olhar para aqueles brasileiros que de alguma forma ainda estão desassistidos, que ainda não têm acesso, é reduzir desigualdade”, declarou o ministro das Comunicações.

O programa Nordeste Conectado tem a finalidade de promover a expansão e a interiorização da ciberinfraestrutura de telecomunicações naquela região. Já a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas garante conectividade apropriada para fins pedagógicos nas escolas públicas.

“Temos o Nordeste Conectado, que puxa backbones, infovias pela região Nordeste do Brasil, levando capacidade de acesso para várias comunidades e localidades rurais. Temos o programa da nossa Estratégia Nacional das Escolas Conectadas, que estamos levando banda larga, infraestrutura wi-fi para 100% das escolas brasileiras. Estamos falando de mais de 138 mil escolas”, explicou Juscelino Filho.

COMPUTADORES PARA INCLUSÃO — Outra iniciativa é o programa Computadores para Inclusão. Segundo o ministro, foram doados mais de 55 mil computadores e montado mais de 4 mil laboratórios de informática.

“O programa Computadores para Inclusão também faz inclusão digital. Nós já formamos mais de 50 mil pessoas através desse programa, já doamos 55 mil computadores, montamos cerca de 4.500 laboratórios de informática, pontos de inclusão digital em escolas, em entidades. Já atendemos mais de 1.100 municípios através desse programa. Além de ter o acesso à conectividade, à cobertura, à infraestrutura, à internet, você tem que ter junto também um pouco de letramento digital”, disse o ministro.

“Além de ser um programa que leva inclusão, letramento, educação, tem nele os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC). Quando nós chegamos no ministério, tinha apenas 19 centros no Brasil, em 19 estados. Nós ampliamos essa política pública e, no ano passado, fechamos os 27 estados da Federação com o CRCs”, complementou.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )