Levantamento aponta uso de IA sem identificação por candidatos

Um levantamento recente do Observatório Lupa revelou que pelo menos 37 conteúdos foram gerados com inteligência artificial (IA) nas contas oficiais de candidatos em redes sociais sem nenhuma indicação de manipulação digital. Conforme os dados coletados entre 16 e 26 de agosto, foram analisados 314 conteúdos suspeitos, dos quais o uso de IA foi confirmado em 282 publicações. Dessa forma, a maioria dessas peças artificiais consistia em deepfakes, criadas para simular a identidade de pessoas reais.

Principais Alvos e Redes Sociais

Segundo a pesquisa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, foi a maior vítima dos conteúdos falsos gerados por IA, aparecendo 115 vezes. Por sua vez, Flávio Bolsonaro (PL) ocupou a segunda posição, sendo citado em 56 conteúdos. No que tange às plataformas digitais, o Facebook lidera o ranking com 202 ocorrências de material enganoso, seguido por o Instagram, que registrou 62 casos.

“O que chama atenção nesses 37 casos é que não são conteúdos publicados por contas anônimas. São publicações feitas pelas contas oficiais de candidatos e partidos, que têm a obrigação de informar ao eleitor quando utilizam inteligência artificial,”** alerta Cristina Tardáguila, gerente de inovação da Agência Lupa.

Regulamentação do TSE

Diante desse cenário, em março deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou restrições severas para o uso de IA nas eleições, principalmente no que diz respeito à modificação de imagens e vozes de candidatos. Portanto, os provedores de internet poderão ser responsabilizados judicialmente caso falhem em remover perfis falsos e postagens ilegais de suas plataformas.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )

Anuncie conosco!