Maio Amarelo 2022: Juntos Salvamos Vidas

Maio Amarelo 2022: Juntos Salvamos Vidas

Motociclistas
Quem tem uma moto sabe o quanto esse veículo é ágil, potente e apresenta um ótimo custo-benefício no dia a dia. No entanto, ao contrário dos carros, as motos deixam os condutores mais expostos e, em caso de acidentes, as consequências podem ser bastante sérias.

Fique ligado em algumas dicas para evitar que se envolva em acidente:

Respeite a Sinalização de Trânsito: Placas, semáforos e outras sinalizações de trânsito não são colocadas nas vias por acaso. Elas têm uma função imprescindível: orientar os motoristas e garantir a segurança no trânsito.

Não transite pelas calçadas: o trânsito no passeio só é permitido para acessar lotes lindeiros. Infelizmente, temos recebidas diversas denúncias neste sentido e estamos intensificando as fiscalizações. Quando há o bloqueio de pista, devido a obras, acidentes ou qualquer outro motivo, o trânsito de motocicletas pela calçada coloca em risco os pedestres e até mesmo o próprio motociclista, além de ser uma infração de trânsito punível com multa no valor de R$ 880,41 e 7 pontos na CNH.

Respeite o Limite de Velocidade: Se você circula em uma velocidade além da permitida, as chances de um acidente ocorrer serão bastante altas. Isso é especialmente crítico em áreas urbanas, onde o tráfego é mais intenso e os mais apressados geralmente acabam se dando mal.

Seja visto: Enquanto os motoristas de automóveis ficam bastante visíveis no trânsito, o mesmo não ocorre com os motociclistas. A posição da moto deixa o condutor em extrema vulnerabilidade, tornando difícil que as demais pessoas no trânsito o vejam, especialmente em dias de chuva ou durante o período noturno.

Proteja-se: Seja em um centro urbano, na rodovia ou na estrada, use sempre capacete, botas, calças adequadas, jaquetas e luvas. Em dias de chuva, a capa de chuva também é imprescindível.

Distância de segurança: Essa é considerada uma das regras mais importantes da direção defensiva, um conjunto de medidas que tem o objetivo de prevenir acidentes de trânsito e minimizar as consequências deles. Ao manter uma distância segura dos outros veículos, você evita que uma colisão aconteça em caso de uma freada brusca ou um movimento repentino.

Sinalize suas manobras: Sempre que você fizer uma curva, é fundamental usar as setas. Os outros motoristas não conseguem adivinhar o seu trajeto, portanto, é preciso antecipar seus movimentos e manobras

Cuidado com manobras de veículos grandes: infelizmente muitos condutores de motocicletas desatentos acabam não percebendo manobras de conversão de veículos longos e acabam sendo “fechados” no meio destas manobras. Ao se aproximar de rotatórias ou curvas fiquem atento a sinalização destes veículos e quando ele iniciar uma manobra não ultrapasse-o.

Manutenção em dia: a manutenção é uma parte crucial e que nunca deve ser esquecida. Um motociclista pode estar pilotando corretamente e seguindo todas as boas práticas de trânsito, mas, se houver algum problema na moto, sua segurança ficará comprometida. Portanto, procure uma oficina mecânica regularmente e evite que um problema simples se torne mais sério. Lâmpadas queimadas, escapamento furado e correntes de lubrificação são apenas algumas das questões que merecem atenção e devem ser resolvidas quanto antes.

Siga estas orientações e juntos iremos evitar acidentes e salvar vidas.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )