Massachusetts Institute of Tecnology: Sistemas de água e de esgoto do Semasa são apresentados para acadêmicos da melhor universidade do mundo

Massachusetts Institute of Tecnology: Sistemas de água e de esgoto do Semasa são apresentados para acadêmicos da melhor universidade do mundo

Sistemas de água e de esgoto do Semasa são apresentados para acadêmicos da melhor universidade do mundo

O diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro sanitarista e ambiental, Victor Silvestre, proferiu palestra no Massachusetts Institute of Tecnology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) – MIT, na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, nesta terça-feira, 3.

O convite da instituição americana foi feito oficialmente ao Semasa, em janeiro deste ano, pelo D-LAB, o laboratório de inovação do MIT. A palestra foi dada a Acadêmicos da disciplina “Water, Sanitation, and Hygiene” (Água, Saneamento e Higiene), e foi organizada pela professora e engenheira ambiental, Susan Murcott, que há 12 anos leciona no MIT. 

Massachusetts Institute of Tecnology, fundado em 1861, aparece em primeiro lugar no Ranking das Melhores Universidades do Mundo, em 2022, conforme a renomada empresa britânica Quacquarelli Symonds, a frente de instituições como a Oxford (Reino Unido) e Harvard (Estados Unidos). Seus pesquisadores já ganharam 15 Prêmios Nobel, entre eles de física, química e medicina.

 “Como diretor no Semasa e professor, trata-se de experiência e reconhecimento únicos, que permitirão absorver conhecimento e trocar informações na melhor universidade do mundo. Além disso, o interesse deles pelo nosso trabalho, por meio do convite para compartilhar os resultados e desafios que enfrentamos no saneamento, em uma das cidades mais importantes do Brasil, coroam uma trajetória de muito trabalho de toda a equipe”, disse Silvestre.

O diretor apresentou o Semasa, falou sobre a infraestrutura do tratamento de água e esgoto, números alcançados e os desafios reais do setor de saneamento no país. 

Ainda nos Estados Unidos, no dia 9 de maio, o diretor visitará o Department of Environmental Protection (Departamento de Proteção Ambiental), em Nova Iorque, no qual participará de reunião técnica na estação de tratamento de esgoto Newtown Creek, considerada a maior de toda a cidade, com vazão de 20,8m³/s, que representa 130 vezes a vazão atual da ETE Cidade Nova, de Itajaí. Victor Silvestre será recepcionado pelo coordenador de Extensão e Comunicação, Andrew Olesh, e conhecerá o sistema de tratamento e as tecnologias empregadas na maior estação de tratamento de esgoto de uma das maiores metrópoles do mundo. 

 “Itajaí, nos últimos anos, é uma das cidades brasileiras que mais investem em saneamento. Prova disso, são as diversas obras realizadas e em execução. Com a ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto são ampliados os desafios e nada melhor do que nos aproximarmos e criarmos relações com uma companhia de saneamento municipal referência mundial”, observou. 

A viagem, incluindo passagens aéreas, alimentação e hospedagem, é custeada pelo próprio servidor público, sem onerar o Semasa.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )