O Mercado de Ações

O Mercado de Ações

Um tópico que traz muito interesse dentro das finanças é a Bolsa de Valores e junto com ela o mercado de ações. O mais importante ao estudar esses ativos é  entender que eles se classificam como renda variável, e diferente da renda fixa seus valores podem subir ou cair, daí o nome variável.

Diferente de quem compra um título público, o investimento em ações não está vinculado ao pagamento de juros, mas sim na valorização da empresa que se está “comprando”. Basicamente, quem investe em uma ação se torna sócia da empresa, então dependendo do seu desempenho ele pode ter lucros ou prejuízos.

Outro detalhe é que não há garantia de ganho, mesmo que a empresa esteja com suas operações em dia e sem grande endividamento uma ação pode desvalorizar, pois quem dita o seu valor é o mercado, ou seja, os indivíduos que compram e vendem as ações. A tendência é claro, é que uma empresa sólida valorize com o tempo, mas no curto prazo as variações para cima ou para baixo são inevitáveis.

Outro ponto de destaque é que diferente da renda fixa, não há um limite de ganho, como uma taxa previamente estabelecida, por exemplo. Uma ação pode crescer infinitamente, desde que o mercado esteja disposto a pagar tal valor.

Muito se fala que as ações são investimento de prazo mais longo, salvo para aqueles que operam com mais frequência nos ganhos de curto prazo, isso se deve ao fato de que, quem compra um “pedaço” de uma empresa espera que ela dure para sempre e possa ver seu capital crescer e ganhar com os lucros, por isso não há prazo de vencimento nesse tipo de ativo.

Esse mercado é bastante amplo, e permite ganhos interessantes para aqueles que se dedicam a conhecer e avaliar as empresas que estão comprando, assim que se passa a avaliar esses ativos com mais seriedade sem tratar como uma forma de loteria, é bem possível ter bons lucros, principalmente investindo com cuidado e combinando com seus objetivos.

[email protected] / todomundorico.wordpress.com

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )