SETEMBRO AMARELO – DISQUE 141

SETEMBRO AMARELO – DISQUE 141

Setembro está iniciando e com ele a campanha Setembro Amarelo, com vários eventos ligados à valorização da vida.

O Setembro Amarelo está focado na prevenção do suicídio, um assunto que as pessoas normalmente evitam abordar, assim como não se falava do câncer, da AIDS, e das doenças sexualmente transmissíveis há um tempo atrás. Esseseram temasnos quais não se falava, havia uma espécie de conspiração de silêncio, como se fossem assuntos proibidos. Mas não tocar no assunto não evitou que o número de suas vítimas crescesse a cada dia, sem parar. Foi preciso quebrar esses tabus e falar sobre essas doenças, para explicar, esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção. Só assim se conseguiu reverter esse cenário.

Com o suicídio ocorre o mesmo, pois hoje ele é considerado pelo Ministério da Saúde (e pela Organização Mundial de Saúde da ONU) um problema de saúde pública, mas não se falaou fala-se muito pouco nele.A exemplo do que já vimosacontecer no passado com aquelas doenças, o suicídio é hoje um assunto tabu, e isso vem contribuindo para queaquantidade de vítimas aumente. O número de suicidas cresceu 34% nos últimos 15 anos. São 32 mortes por dia, mais do que as vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Estudos estimam que nove em cada dez casos de suicídio podem ser evitados, se a pessoa tiver ajuda e atenção de quem está à sua volta.Poucos sabem que existe um telefone de apoio emocional e prevenção ao suicídio. É preciso quebrar o silêncio e divulgar o fone 141 como um caminho para a ajuda.

A depressão, considerada a doença do século e a maior causa de suicídios, tem tratamento. Daí a importância fundamental de abordar a pauta e falar muito sobre ela. Discutir o tema – e entender os fatores que levam a ele – são as únicas armas que temos contra o suicídio.

Vamos quebrar o silêncio e divulgar o disque 141 para valorizar a vida.

Participe do Setembro Amarelo você também.

Valorize a vida!

Dr. Vicente Caropreso /CRM-SC 3463 / RQE 618

Médico/Deputado Estadual

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )